publicidade
Mundo

EUA começam a recusar imigrantes da Nicarágua, Cuba e Haiti

Medida semelhante já é adotada para venezuelanos

Biden banco
Presidente norte-americano, Joe Biden, em discurso na noite de quarta-feira: 'Eles encorajaram a violência e a intimidação de eleitores e funcionários eleitorais' | Foto: Reprodução/YouTube

O governo do democrata Joe Biden anunciou nesta quinta-feira, 5, que começará imediatamente a barrar cubanos, haitianos e nicaraguenses que cruzam a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal. Essa medida já é usada para impedir imigrantes venezuelanos de entrar no país.

Os EUA aceitarão 30 mil pessoas por mês dos quatro países por dois anos e oferecerão a possibilidade de trabalho regularizado, desde que entrem legalmente, tenham patrocinadores e passem por verificações e checagens de antecedentes.

Receba nossas atualizações

Segundo as autoridades norte-americanas, houve aumento expressivo do número de imigrantes desses quatro países, que, em comum, têm instabilidade social, crise econômica e perseguição a adversários políticos. E os EUA não têm uma maneira rápida de devolver os ilegais aos seus países de origem.

A nova política pode resultar em 360 mil pessoas desses quatro países entrando legalmente nos EUA em um ano. No entanto, o número de pessoas tentando entrar ilegalmente, a pé, pelo México, é muito maior. Apenas em novembro, mais de 82 mil imigrantes foram impedidos de entrar nos EUA.

Apesar do problema crescente — a cidade de Nova Iorque, por exemplo, declarou estado de emergência em razão do elevado número de imigrantes ilegais — a administração Biden tem sido relutante em tomar medidas duras, que poderiam parecer com as da administração de Donald Trump.

Os governos republicanos, especialmente dos Estados ao Sul, com fronteira com o México, criticam Biden, dizendo que seu governo é ineficiente em lidar com os problemas de segurança na fronteira.

Tentando acalmar os críticos e dar uma resposta ao problema crescente, Biden viajará para El Paso, Texas, neste fim de semana — sua primeira viagem à fronteira sul como presidente.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Td
    Td

    vota no socialismo, viu que deu errado e quer mudar para um pais capitalista

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade