publicidade
Mundo

EUA afirmam ter bombardeado mais de 140 alvos militares no Irã

Ofensiva norte-americana é uma resposta ao ataque contra um navio comercial no Estreito de Ormuz

Segundo os EUA, durante 3 noites de ataques nesta semana, o Centcom atingiu mais de 300 alvos iranianos | Foto: Reprodução/U.S. Central Command Video
Segundo os EUA, durante 3 noites de ataques nesta semana, o Centcom atingiu mais de 300 alvos iranianos | Foto: Reprodução/U.S. Central Command Video

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O Comando Central dos EUA (Centcom) anunciou, neste sábado, 11, uma nova ofensiva contra o Irã. Os norte-americanos atingiram cerca de 140 estruturas ligadas às forças iranianas, como bases de mísseis e depósitos de munição. Esta foi a terceira rodada de ataques na semana, totalizando mais de 300 alvos destruídos. A ação foi uma resposta ao ataque iraniano a um navio comercial no Estreito de Ormuz.

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou, na noite deste sábado, 11, que as Forças Armadas norte-americanas realizaram uma nova ofensiva contra o Irã e atingiram aproximadamente 140 estruturas ligadas às forças iranianas.

Segundo o Centcom, a ação representa a terceira rodada de ataques norte-americanos promovida nesta semana.

Receba nossas atualizações

De acordo com os EUA, a operação destruiu bases de mísseis e drones, instalações navais, depósitos de munição, redes de comunicação e postos de vigilância costeira.

Com a nova investida, o governo de Donald Trump afirma ter alcançado mais de 300 objetivos em território iraniano ao longo de três noites consecutivas de operações.

A escalada do conflito entre EUA e Irã

Em comunicado publicado na rede social X, o Centcom alegou que a ofensiva respondeu ao ataque iraniano contra um navio comercial no Estreito de Ormuz. Segundo o comando, a navegação comercial na região permanece normal.

“Durante três noites de ataques nesta semana, o Centcom atingiu mais de 300 alvos sob as ordens do comandante-em-chefe”, diz o comunicado, ao acrescentar que a operação teve como objetivo prejudicar a capacidade do Irã de atacar marinheiros civis e embarcações comerciais que transitam livremente pelo estreito.

A nova ação ocorreu poucas horas depois de o Irã anunciar o fechamento da passagem marítima. Teerã disse ter disparado um “tiro de advertência” contra uma embarcação que navegava por uma rota considerada não autorizada e advertiu que qualquer retaliação resultaria em uma “resposta severa”.

Os EUA identificaram a embarcação atingida como o M/V GFS Galaxy, um porta-contêineres com bandeira do Chipre. De acordo com o governo norte-americano, o navio sofreu danos significativos na casa de máquinas, e um tripulante civil continua desaparecido.

+ Como interpretar notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Marcos Aurélio Camilotti
    Marcos Aurélio Camilotti

    Enquanto perdurar o regime dos aiatolas nao havera Paz no Oriente…. E preciso eliminar Estes Loucos….

    1. Antonio Carlos Cavalieri DOro
      Antonio Carlos Cavalieri DOro

      Tenho minhas dúvidas, a Europa está se tornando um continente muçulmano. Não entendo, mas os governantes europeus precisam ter atitudes práticas e imediatas para impedir a islamização, principalmente da França, Alemanha.
      Encontramos mulheres pedintes em cada quarteirão da Avenida Champs-Élysées e homens próximos com atitude de vigilantes.
      Preocupante.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade