publicidade
Mundo

Enfermeira que contestou colega trans obtém vitória parcial na Escócia

Tribunal reconhece excesso do NHS, mas limita o alcance das acusações

A militante é investigada porque, em publicações nas redes sociais, afirmou que mulheres trans não seriam mulheres | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial
Enfermeira havia reclamado do uso de um vestiário feminino por um médico identificado como Beth Upton | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial

A Justiça Trabalhista da Escócia concluiu que o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) criou um ambiente hostil durante a apuração aberta contra a enfermeira Sandie Peggie. Ela havia reclamado do uso de um vestiário feminino por uma médica trans, identificada como Beth Upton, descrito nos autos como um homem biológico que se apresenta como mulher. O órgão afastou a profissional em 2024 enquanto avaliava o caso.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A Corte considerou “irracional” o tempo gasto pelo NHS para finalizar o procedimento e avaliou que orientações dadas à funcionária, como a recomendação para que evitasse comentar o episódio, configuraram assédio. O tribunal também descartou o argumento de que a conduta da enfermeira colocaria pacientes em risco.

Parte das acusações da trans é descartada

Mesmo ao criticar o NHS, a decisão rejeitou as alegações de discriminação e vitimização feitas pela profissional. O colegiado também afastou qualquer responsabilidade do conselho de saúde e recusou todas as reivindicações direcionadas ao médico envolvido.

Depois da sentença, Peggie declarou sentir alívio com o reconhecimento de que foi alvo de assédio e afirmou que comentará novos desdobramentos quando analisar o julgamento completo com sua equipe jurídica.

Leia também: “Prefeito eleito de Nova York sinaliza ignorar ordens contra imigrantes”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Mulher é mulher, trans tem um objeto estranho entre as pernas ou quiçá amputou. Cada qual no seu sanitário, não vamos abusar das liberdades, se não podemos ter pornografia.😜

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade