publicidade
Mundo

Direita avança na América do Sul e pode virar maioria na região

A vitória de Abelardo de la Espriella na Colômbia iguala o placar político

Abelardo de la Espriella superou o candidato governista nas urnas da Colômbia | Foto: Instagram/Divulgação
Abelardo de la Espriella superou o candidato governista nas urnas da Colômbia | Foto: Reprodução/Instagram

A direita sul-americana empatou o jogo político com a esquerda e se prepara para assumir o controle majoritário do continente. O advogado Abelardo de la Espriella, do partido Defensores de la Patria, venceu a eleição presidencial na Colômbia neste domingo, 21. O resultado encolhe o bloco de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dá força a partidos conservadores na região.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A divisão de forças ficará em seis países para cada lado quando o novo mandatário colombiano assumir o cargo, em 7 de agosto. O cenário, porém, pode pender de vez para a direita nos próximos dias por causa da apuração de votos no Peru. A candidata Keiko Fujimori, do Fuerza Popular, lidera a contagem com uma vantagem apertada. Uma vitória dela deixará o placar em sete governos de direita contra cinco de esquerda.

Onda conservadora reduz base de apoio de governos esquerdistas

O avanço da direita ganhou corpo com uma sequência de vitórias nas urnas iniciada no final de 2025. O grupo colocou no poder os presidentes Javier Milei na Argentina, Daniel Noboa no Equador, Rodrigo Paz na Bolívia e José Antonio Kast no Chile. O mapa atual é oposto ao do final de 2015, período em que a esquerda e a centro-esquerda comandavam oito nações no continente sul-americano.

Até setembro de 2025, apenas a Argentina, o Paraguai e o Equador possuíam gestões de direita na região. O Paraguai funciona como a única exceção isolada que escapou da troca constante de partidos na última década. Os paraguaios mantiveram uma sequência de presidentes de direita sem interrupções, com as gestões de Horacio Cartes, Mario Abdo Benítez e Santiago Peña.

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência do Brasil pelo PL, gravou um vídeo na rede social Instagram para saudar o presidente eleito da Colômbia. O parlamentar declarou que os planos e as ideias da direita seguem vencendo em todo o continente americano. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro comemorou o resultado do pleito vizinho e definiu a vitória de De la Espriella como o triunfo do bem sobre o mal.

Leia também: “Bolívia libera rodovias e reduz bloqueios pelo país”

Confira

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    o “salve geral” será dado pela Defesa Civil….o teste já foi feito!

  2. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    ATENÇÃO!!
    VÃO TENTAR DAR GOLPE E RENASCER GRUPOS DE GUERRILHAS E ROUBOS A BANCOS.

  3. Edson TC
    Edson TC

    Lugares onde a esquerda está tem apurações um tanto quanto “controversas” : no Brasil, apuração eletrônica sem contagem manual de votos e que normalmente muda de lado por volta das 18:37hs….. na Venezuela, apesar da contagem manual, não apresentam o resultado…. Resumo: continente é de Direita… o Sistema que puxa para a esquerda através de suas falcatruas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade