publicidade
Mundo

Dinamarca registra novos sobrevoos de drones externos

A polícia dinamarquesa anunciou que está investigando possíveis voos perto de uma base aérea militar

Mette Frederiksen Dinamarca
Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca | Foto: Reprodução/Party of European Socialists/Flickr

O governo da Dinamarca relatou novos sobrevoos de drones não identificados em áreas militares na noite desta sexta-feira, 26. O episódio ocorre depois de uma série de incursões semelhantes próximas a aeroportos e infraestruturas críticas durante a última semana.

Em comunicado à agência Reuters, um porta-voz das Forças Armadas dinamarquesas confirmou que “drones foram observados em vários locais da Defesa Dinamarquesa na última noite”, sem detalhar os pontos exatos dos avistamentos. O governo disse também que “diversos recursos foram mobilizados”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

A polícia dinamarquesa informou à agência Ritzau ter registrado drones próximos à base aérea de Karup, localizada no oeste do país. Já a polícia da Noruega revelou, neste sábado, 27, que apura sobrevoos suspeitos perto da base aérea de Ørland, principal centro dos caças F-35 noruegueses.

dinamarca-drone-ministério da defesa
Para o ministro da defesa dinamarquesa, Troels Lund Poulsen, o voo dos drones integrou uma “operação sistemática” | Foto: Reprodução

Em nota à Reuters, o porta-voz do comando conjunto das Forças Armadas da Noruega explicou que “os guardas da base fizeram várias observações fora do perímetro da instalação no início deste sábado”.

Na última segunda-feira, 22, o aeroporto da capital da Dinamarca, Copenhague, ficou fechado por horas devido à presença de grandes drones em seu espaço aéreo. Nos dias seguintes, cinco aeroportos menores, civis e militares, também foram interditados temporariamente.

Governo da Dinamarca atribui drones à Rússia

Autoridades da Dinamarca classificaram esses episódios como ataques híbridos. A primeira-ministra Mette Frederiksen declarou que se trata do “ataque mais grave já registrado contra a infraestrutura crítica da Dinamarca até o momento”.

Mette atribuiu responsabilidade a Moscou. “Há um país que representa uma ameaça à segurança da Europa, e esse país é a Rússia”, disse à Reuters.

O ministro da Justiça, Peter Hummelgaard, acrescentou que a intenção dos ataques é “semear o medo”. Segundo ele, as ações começaram poucos dias depois da Dinamarca anunciar a compra inédita de armas de precisão de longo alcance, com o argumento de que a Rússia representa ameaça futura.

Hummelgaard informou ainda que Copenhague investirá em novas tecnologias para detectar e neutralizar drones. Ministros da Defesa de cerca de dez países da União Europeia pactuaram, na sexta-feira, priorizar a criação de um sistema de defesa contra drones.

O comissário europeu de Defesa, Andrius Kubilius, destacou em entrevista à agência AFP: “Precisamos agir rápido. E precisamos agir aprendendo todas as lições da Ucrânia e construindo esse muro antidrone junto com a Ucrânia”.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.