publicidade
Mundo

Dieta rica em alimentos fermentados combate doenças crônicas

Estudo de Stanford comprova que mudanças de curto prazo na alimentação podem reduzir inflamações e turbinar o sistema imunológico

A medicina já considera que a inflamação celular é uma das principais causas de doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer, demência e doenças cardíacas e autoimunes. Acredita-se que a inflamação — que ocorre quando o sistema imunológico está sobrecarregado danificando tecidos saudáveis — seja responsável por mais da metade das mortes em todo o mundo. Um estudo da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, comprovou que consumir alimentos fermentados em grandes quantidades aumenta a diversidade da microbiata gastrointestinal (o exército de bactérias boas) e reduz significativamente os sinais moleculares de inflamação, melhorando a resposta imunológica.

Leia mais: Ômega-3 aumenta a expectativa de vida em 5 anos

Receba nossas atualizações

Resultados animadores

No ensaio clínico, publicado na revista científica Cell, 36 adultos saudáveis ​​foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro adotou uma dieta rica em alimentos fermentados, como iogurtes, queijo cottage, kimchi e kombucha. O segundo seguiu uma dieta rica em fibras, à base de legumes, verduras, sementes, grãos inteiros, nozes e frutas. Os pesquisadores analisaram amostras de sangue e de fezes, coletadas durante um período pré-teste de três semanas, ao longo das dez semanas de dieta e um período de quatro semanas após o experimento, quando os participantes puderam optar pelo que comer.

Entre os participantes que consumiram fermentados, os níveis de 19 proteínas inflamatórias diminuíram drasticamente. Uma dessas proteínas, a interleucina 6, foi associada a doenças como artrite reumatoide, diabetes tipo 2 e estresse crônico. Já no grupo das fibras, não houve queda em nenhuma dessas 19 proteínas. “Esperávamos que o alto teor de fibra tivesse um efeito benéfico mais abrangente e aumentasse a diversidade da microbiota”, revelou Erica Sonnenburg, PhD, pesquisadora sênior em ciências básicas da vida, microbiologia e imunologia.

Segundo o coautor do estudo, Christopher Gardner, ph.D. e diretor de Estudos Nutricionais do Centro de Pesquisa de Prevenção de Stanford, o impacto das dietas direcionadas à microbiota no status imunológico é animador. “Os resultados abrem novos caminhos promissores de pesquisa para combater o aumento esmagador de doenças inflamatórias crônicas”, disse.

 

 

 

 

Leia mais sobre:

4 comentários
    1. Marcos Heluey Molinari
      Marcos Heluey Molinari

      Já eu, Jessé, tomo bastante coalhada e tomo banho Kombucha…

  1. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    INTERESSANTE CONTINUAR ESSE ESTUDO ALIANDO AS DUAS DIETAS

  2. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    Estou no caminho certo, pois tomo cerveja, é uma bebida fermentada.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.