publicidade
Mundo

Descobertas antigas tumba e capelas funerárias no Egito

Achados podem ter pertencido a 'importantes figuras egípcias'

Tumba antiga descoberta em necrópole egípcia | Foto: Foto: Divulgação/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities

Uma equipe de arqueólogos descobriu uma tumba e quatro capelas funerárias de mais de 3 mil anos, no sítio arqueológico de Saqqara, ao sul do Cairo, no Egito. A descoberta foi realizada por especialistas do Museu de Leiden, na Holanda, e do Museu Egípcio, na Itália. O anúncio foi feito pelo Rijksmuseum van Oudheden (Museu Real de Antiguidades, em tradução livre), na terça-feira 11.

Os pesquisadores acreditam que as descobertas irão ajudá-los a estudar mais sobre a necrópole de Saqqara, que funcionava como cemitério de Mênfis, antiga capital egípcia. A necrópole foi fundada pelo primeiro faraó do Egito, Menés, em 3000 a.C., e funcionou possivelmente até 950 d.C.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Sobre a tumba e as capelas funerárias do Egito

De acordo com os historiadores, a tumba pertenceu a Paveshy, mordomo do templo dedicado ao deus Amon, e data por volta de 1250 a.C., quando Ramsés II era faraó do Egito. Na época, túmulos para pessoas importantes eram grandes e decorados.

O túmulo está localizado ao sul da tumba de Maya, alto-comando responsável pelo tesouro do faraó Tutancâmon. As paredes são feitas de tijolos de barro e decoradas com relevos coloridos, que mostram cenas de Panehsy, sua esposa, Baia, sacerdotes e sacrifícios.

As capelas funerárias de outras tumbas foram descobertas a leste do túmulo de Panehsy. Em uma delas, os pesquisadores encontraram a rara representação do dono da tumba com sua família.

Uma outra capela, com o nome de seu proprietário, Yuyu, que mede 1 metro quadrado, possui relevos coloridos que mostram quatro gerações da família do morto, seu cortejo fúnebre e o ritual de abertura da boca, ápice do funeral, além de deuses e cenas da vida depois da morte. Yuyu foi descrito como “o fabricante de folhas de ouro do tesouro do Faraó”.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Christian
    Christian

    O Egito tem uma infinidade de coisas a serem descobertas. Mas na América Latina, o Peru tem muita coisa escondida de civilizações pré-colombianas

  2. ΟΜΆΔΑ ΈΨΙΛΟΝ
    ΟΜΆΔΑ ΈΨΙΛΟΝ

    Imaginem a surpresa dos arqueólogos do futuro quando descobrirem as ruínas de Brasília (se Deus quiser, em breve):

    — “Ixxx.. Nem vamos desenterrar isso, dá pra ver que é só um esgoto imundo que não vale nada.”

    — “Eh… vamo embora.”

  3. José Maria dos Santos
    José Maria dos Santos

    As múmias estão com tudo atualmente! Temos uma na presidência, com todos os velhos acólitos!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.