publicidade
Mundo

Cuba critica Trump por volta à lista de apoiadores do terrorismo

Ditador do país socialista classificou reinclusão como um 'ato de arrogância e desrespeito à verdade'

Miguel Díaz-Canel, o ditador de Cuba | Foto: Reprodução/Instagram/cubaminrex
O ditador cubano Miguel Díaz-Canel | Foto: Reprodução/Instagram/cubaminrex

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, criticou a decisão do presidente Donald Trump de recolocar Cuba na lista dos Estados Unidos de patrocinadores do terrorismo.

A medida foi anunciada na segunda-feira 20, revertendo a decisão anterior do presidente Joe Biden, que havia retirado Cuba da lista no início de seu governo. Díaz-Canel expressou suas críticas em uma postagem no Twitter/X.

Receba nossas atualizações

Ele chamou a ação de Trump de “um ato de arrogância e desrespeito à verdade”, acusando o presidente republicano de intensificar a “cruel guerra econômica” contra Cuba, com o objetivo de dominação.

A lista de países patrocinadores do terrorismo foi criada em 1979, durante a Guerra Fria, para impor sanções econômicas e embargos aos países acusados de apoiar atividades extremistas. Além de Cuba, estão na lista Coreia do Norte, Irã e Síria.

Cuba foi retirada da lista em 2015, sob o governo de Barack Obama, mas foi reinserida em 2021, no fim do primeiro mandato de Trump.

Na época, o então secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou que Cuba estava “fornecendo apoio a atos de terrorismo internacional ao conceder refúgio a terroristas”.

Reações internacionais e posicionamento de Cuba

Em janeiro deste ano, ao retirar Cuba da lista, o governo de Biden declarou que a ilha não havia apoiado o terrorismo internacional nos últimos seis meses. O governo do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), celebrou a decisão.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, também criticou a decisão de Trump, afirmando que o republicano mente ao dizer que Cuba patrocina atos terroristas.

“Sua determinação é aumentar a punição e a guerra econômica contra as famílias cubanas”, declarou em seu perfil no Twitter/X. “Isso causará danos, mas não quebrará a firme determinação do nosso povo. Nós venceremos.”

Rússia critica decisão de Trump

Bandeiras de Cuba e da Rússia
Bandeiras de Cuba e da Rússia | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Rússia criticou a decisão recente dos Estados Unidos de reincluir Cuba na lista de países acusados de apoiar o terrorismo.

Essa medida foi interpretada como uma tentativa de desestabilizar o governo cubano, afirmou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Zakharova afirmou que a decisão busca “endurecer as restrições financeiras e econômicas” impostas à ilha, com o objetivo de provocar uma mudança de regime.

Ela ainda alega que a inclusão de Cuba na lista é injustificada, já que o país “coopera ativamente no combate ao terrorismo”.

Para a Rússia, a decisão irá afetar negativamente a qualidade de vida dos cubanos, sugerindo que o objetivo é gerar descontentamento social. O país assegurou que continuará apoiando Cuba em sua luta pelo “fim imediato e completo” do bloqueio, classificado como “ilegal e desumano”.

As relações entre Rússia e Cuba se intensificaram desde a ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em 2022.

Em fevereiro de 2024, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, visitou Cuba, seguido pela viagem do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, à Rússia três meses depois.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    Cuba é defensora de terroristas. E o Brasil com esse desgoverno também é!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.