publicidade
Mundo

Corte de Roma nega pedido e mantém juízas no caso de Zambelli

Pedido da defesa da ex-deputada tentava a substituição do grupo de magistradas que conduz processo de sua extradição ao Brasil

carla zambelli
A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Corte de Apelação de Roma recusou, nesta terça-feira, 10, o pedido apresentado pela defesa da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) para a substituição do grupo de juízas que conduz o processo de sua extradição para o Brasil.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Com essa decisão, está mantida para esta quarta-feira, 11, às 6h (horário de Brasília), a audiência que vai analisar o mérito do pedido de extradição. A solicitação da defesa foi rejeitada pela 1ª Seção Penal, cuja sessão foi dirigida pela juíza Noemi Coraggio e teve participação das magistradas Vilma Passamonti e Ilaria Amaru.

A sessão e detalhes do processo de Zambelli

Penitenciária feminina de Rebibbia, na periferia de Roma, onde Carla Zambelli está presa | Foto: Reprodução/Redes sociais
Penitenciária feminina de Rebibbia, na periferia de Roma, onde Carla Zambelli está presa | Foto: Reprodução/Redes sociais

A sessão, realizada sem público, enfrentou atraso inicial por causa da ausência de uma intérprete, que precisou ser substituída rapidamente para evitar a postergação do processo. Os trabalhos começaram às 8h30 e terminaram às 10h50, com divulgação do parecer às 13h30.

Logo depois do anúncio da decisão, os advogados de Zambelli informaram que pretendem recorrer à Corte de Cassação. Eles dispõem de até 15 dias para apresentar o recurso. A defesa havia solicitado a troca do colegiado em janeiro, sob alegação de falta de imparcialidade das juízas por decisões anteriores consideradas favoráveis à extradição e pela recusa de pedidos de produção de provas.

Durante a audiência, Carla Zambelli participou por videoconferência diretamente da penitenciária feminina de Rebibbia, onde está detida. Ela vestia calça preta, tênis pretos e moletom cinza. A ex-deputada estava sentada em uma cadeira vermelha, numa sala vazia com duas portas de aço com vidro e uma pequena janela branca ao fundo.

Estiveram presentes na audiência os advogados da ex-deputada, os irmãos Sammarco, além do procurador Erminio Amélio. Ilaria Sforza representou a Advocacia-Geral da União (AGU), no lugar de Alessandro Gentiloni.

Estrategias de defesa e histórico das decisões judiciais

Segundo especialistas, pedidos de adiamento na Justiça italiana são táticas para prolongar a permanência de Zambelli na Itália. Em dezembro, por exemplo, a defesa teve o pedido de prorrogação aceito depois de alegar que recebeu um relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apenas um dia antes. Já havia ocorrido a remarcação de outras audiências no final do ano passado.

A prisão de Carla Zambelli em território italiano ocorreu em julho. Já em outubro, o Ministério Público da Itália havia se posicionado favorável à extradição. O STF condenou a ex-deputada em dois processos, ambos com trânsito em julgado, o que determina o início imediato do cumprimento das penas.

Leia também: “O dilema da toga”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 308 da Revista Oeste

A primeira condenação prevê dez anos de prisão pelo crime de contratar um hacker para inserir um mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes no sistema judiciário. Já a segunda decisão impôs pena de cinco anos e três meses por ela sacar uma arma e perseguir um homem em São Paulo, na véspera da eleição presidencial de 2022.

Zambelli renunciou ao mandato em 14 de dezembro. Depois de a Comissão de Constituição e Justiça votar pela cassação, o plenário da Câmara manteve o mandato da ex-deputada. No entanto, o Supremo Tribunal Federal anulou a sessão, e Zambelli apresentou sua carta de renúncia logo em seguida.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade