publicidade
Mundo

Corpo do papa chega à Basílica de São Pedro para velório

Multidão presta homenagens ao pontífice; sepultamento vai acontecer no sábado, em Roma

Papa Francisco entidades judaicas lamentam morte
Papa Francisco foi elogiado pela luta contra o antissemitismo | Foto: Reprodução/Instagram/Fisesp

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 23, o corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A procissão saiu da residência de Santa Marta, onde ele morava. À frente, cardeais, bispos e sacerdotes conduziram o caixão até o Altar da Confissão, obra do escultor Gian Lorenzo Bernini.

Mais tarde, às 11h (6h, em Brasília), os portões foram abertos ao público. Na Praça de São Pedro, onde o pontífice reuniu multidões ao longo de seu pontificado, formaram-se filas de fiéis. Muitos esperaram horas para se despedir. O papa faleceu na segunda-feira 21, aos 88 anos.

Receba nossas atualizações

Durante o percurso solene, o Coro da Capela Sistina entoou salmos e antífonas retiradas do Antigo Testamento. Ao entrarem na basílica, os cantores iniciaram uma ladainha com nomes de santos, entre eles apóstolos, mártires e papas canonizados, como São João Paulo II e São Paulo VI.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A cerimônia contou com a condução do cardeal Kevin Farrell. Irlandês e atual camerlengo, ele responde temporariamente pelo governo do Vaticano até a eleição do novo líder da Igreja Católica. Também foi o responsável por comunicar oficialmente a morte de Francisco.

Em cumprimento a um pedido pessoal, o corpo não foi colocado em um esquife elevado. Francisco optou por cerimônias mais discretas e reforçou o estilo simples que marcou seu pontificado. Durante 12 anos, recusou os luxos do cargo e se manteve próximo dos fiéis.

O caixão do papa será fechado na próxima sexta-feira, 25

Já dentro da basílica, o caixão foi posicionado diante do altar principal. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, veste casula vermelha e mitra branca. Segura um rosário nas mãos. O caixão será fechado na sexta-feira 25, às 20h (15h, em Brasília).

No sábado, será celebrada a Missa das Exéquias, que dá início a nove dias de luto e orações em memória do papa. Encerrada a cerimônia, o corpo será transferido à Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, onde ocorrerá o sepultamento, às 10h (5h, em Brasília).

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade