publicidade
Coronavírus — Mundo

Não vacinados: Justiça obriga Nova Iorque a reintegrar funcionários demitidos

Depois de criticar a medida, Suprema Corte do Estado determinou que salários atrasados sejam pagos aos trabalhadores

prisão vacinas
O Distrito Federal começou a vacinar crianças acima de 6 anos contra a covid-19

A Suprema Corte do Estado de Nova Iorque restabeleceu o emprego dos demitidos por não estarem vacinados contra a covid-19. O tribunal entendeu que “ser vacinado não impede que um indivíduo contraia ou transmita o coronavírus”. A cidade de Nova Iorque demitiu 1,4 mil funcionários que recusaram o imunizante, depois de o então prefeito Bill de Blasio determinar a obrigatoriedade da vacina, no início deste ano.

Demissão de não vacinados no Brasil

No Brasil, a obrigatoriedade da vacina também foi debatida entre as autoridades. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) LuÍs Roberto Barroso suspendeu, em novembro de 2021, trechos da portaria do Ministério do Trabalho que impedia que empresas demitissem funcionários por não se vacinarem contra covid-19. Para ele, a portaria era inconstitucional.

Já o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) Mauro Ribeiro, por exemplo, criticou a obrigatoriedade vacinal. Em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido em junho deste ano, Ribeiro disse que o CFM é terminantemente contra a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19.

“As pessoas precisam ter liberdade de escolher aquilo que é mais apropriado”, afirmou. “Cabe a entidades relacionadas à área da saúde convencer a população de que é importante tomar a vacina.”

O ex-presidente do CFM argumenta, ainda, que os indivíduos têm de ser avisados sobre os riscos inerentes aos imunizantes, porque se trata de substâncias que serão inoculadas em pessoas sãs. 

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Nogueira
    Paulo Nogueira

    Cabe esclarecer que, em Nova York, a primeira instância se chama Supreme Court, ou seja, apesar do nome, trata-se de um juizo de primeira instância. A instância mais alta (terceira) se chama New York Court of Appeals, este sim, o tribunal superior do estado de Nova York. Além disso, a decisão não é definitiva, foi monocrática (de um único juiz), Sr. Ralph Porzio, uma espécie de ex-Sérgio Moro estadunidense, cabendo recursos.

  2. Maria Bernadete Zanini Senff
    Maria Bernadete Zanini Senff

    Nooooossa que bom viver num país assim, onde a justiça funciona. Por isso que eu digo, se for pra sair do Brasil, só se for para os Estados Unidos, lá sim, é um país pra se viver.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.