publicidade
Mundo

Coreia do Norte diz ter fotografado base militar dos Estados Unidos

As imagens foram capturadas por meio de um satélite espião

Kim Jong-un - coreia norte nuclear | Agência de notícias estatal informou que Kim Jong-un parabenizou os militares pelo recente exercício de lançamento de um míssil balístico intercontinental | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Agência de notícias estatal informou que Kim Jong-un parabenizou os militares pelo recente exercício de lançamento de um míssil balístico intercontinental | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, analisou as fotos capturadas pelo novo satélite espião da Coreia do Norte, segundo o relato mídia estatal do país. As imagens registraram “principais regiões-alvo”, incluindo a capital sul-coreana, Seul, e cidades que abrigam bases militares dos Estados Unidos.

As fotografias foram tiradas na manhã de sexta-feira 24, enquanto o satélite sobrevoava a península.

Receba nossas atualizações

+ Sem navio e sem teto: empresa cancela cruzeiro de 3 anos e passageiros não têm onde morar

Durante sua visita na sexta-feira ao centro de controle da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial (NATA) em Pyongyang, Kim Jong-un examinou detalhadamente as fotos das principais áreas-alvo na região inimiga, como Mokpho, Kunsan, Phyongthaek e Osanl. Além de várias regiões do país, todas capturadas pelo satélite de reconhecimento durante sua passagem pela Península Coreana.

Neste sábado, Kim revisitou o centro de controle para examinar mais fotos tiradas pela manhã em diferentes regiões da Coreia do Sul, incluindo Jinhae, Busan, Ulsan, Pohang, Daegu e Gangneung.

+ Leia mais notícias do Mundo na Revista Oeste

Durante a visita, Kim Jong-un também inspecionou fotos da estação naval dos EUA em Pearl Harbor e da Base Aérea de Hickam, capturadas pelo satélite enquanto sobrevoava o Havaí na manhã de sábado.

As imagens também revelaram o porta-aviões dos EUA Carl Vinson, que está ancorado em um porto sul-coreano desde terça-feira, segundo a agência de notícias estatal KCNA.  

Lançamento do satélite espião pela Coreia do Norte

Coreia do Norte afirma ter lançado satélite espião | Foto: Reprodução/KCNA

O satélite espião foi lançado pela Coreia do Norte na terça-feira, 21, como parte de um projeto que está em desenvolvimento desde 2021. Autoridades de defesa afirmam que a capacidade do equipamento ainda não foi verificada.

Em resposta ao anúncio, a Coreia do Sul informou que irá retomar a vigilância da fronteira com a Coreia do Norte.

Leia também: “’É o momento para se discutir’ mandato para ministro do STF, diz Pacheco”

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.