publicidade
Mundo

Conheça a tolerância repressiva de Herbert Marcuse

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, Theodore Dalrymple explica o conceito idealizado pelo filósofo frankfurtiano

Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, o colunista Theodore Dalrymple explica o conceito de tolerância repressiva, idealizado pelo filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse, e como seus efeitos nocivos são observados no mundo atual.

Leia um trecho

“As ideias de Marcuse eram tão bobas que teriam sido engraçadas se ninguém as tivesse levado a sério. Apesar de ele estar quase esquecido hoje em dia, uma de suas ideias mais tolas e perniciosas, a da tolerância repressiva, está voltando, se não na teoria, na prática. De acordo com esse conceito, a repressão praticada pelos conservadores é intolerável, mas a repressão praticada pela esquerda é na verdade uma forma de libertação, e não representa repressão nenhuma. (É incrível a frequência com que a palavra liberação é usada por teóricos radicais sem especificar exatamente do que as pessoas são liberadas. Aliás, a expressão liberação total não é nada incomum.

Receba nossas atualizações

Enquanto escrevo este texto no terraço do meu jardim na França, desejo ardentemente ser liberado das moscas, que estão bastante numerosas e irritantes este ano. Também quero ser liberado do Imposto sobre Valor Agregado e da necessidade de consertar meu carro. Na verdade, até amarrar os cadarços de manhã é uma obrigação; o literato anglo-americano Logan Pearsall Smith afirmou ter conhecido um homem que cometeu suicídio porque não suportava ter de amarrar seus cadarços milhares de vezes mais antes de morrer. Supondo que essa tarefa leve trinta segundos, e que o homem teria vivido mais quarenta anos se não tivesse se matado, ele teria gastado 120 horas, cinco dias inteiros sem dormir, sem fazer nada além de amarrar cadarços, ou dez dias com tempo para dormir, tomar banho, comer etc. A futilidade de uma existência em que amarrar cadarços de sapato requer tanto tempo o oprimiu; naqueles tempos, não havia sapatos sem cadarço que pudessem ser uma alternativa viável ao suicídio.)”

Revista Oeste

A Edição 68 da Revista Oeste vai além do artigo de Theodore Dalrymple sobre a tolerância repressiva de Herbert Marcuse. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Luís Artur Nogueira, Ubiratan Jorge Iorio, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Edilson Salgueiro e Dagomir Marquezi.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. FERNANDO A O PRIETO
    FERNANDO A O PRIETO

    Muito bom ler este autor, especialmente seus livros! Eis alguém que NÃO se submete às idiotices “politicamente corretas” no mundo (infelizmente, isso é no mundo inteiro; se fosse só no Brasil, poderíamos ter esperanças de que, por influência de vozes mais sensatas, acabaria logo…). Mas só passará com o tempo.

  2. Wania Cristina Almeida Oliveira
    Wania Cristina Almeida Oliveira

    Texto de T. Dalrymple sensacional.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade