publicidade
Mundo

Comando confirma morte de militares dos EUA que sumiram em operação contra os houthis

Um dos agentes caiu na água, enquanto embarcava em navio. Um colega pulou no mar para ajuda-lo, e ambos desapareceram

EUA | Christopher J. Chambers e o Nathan Gage Ingram desapareceram em 11 de janeiro | Foto: Divulgação/EUA
Christopher J. Chambers e o Nathan Gage Ingram desapareceram em 11 de janeiro | Foto: Divulgação/EUA

O Comando Central dos Estados Unidos confirmou, nesta segunda-feira, 22, a morte de dois militares norte-americanos que sumiram durante operação contra os houthis, na Somália. Os oficiais da marinha desapareceram em 11 de janeiro. As forças procuraram os agentes por dez dias.

+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A marinha identificou os seguintes militares: Christopher J. Chambers, de 37 anos, operador especial primeira classe; e Nathan Gage Ingram, de 27 anos, operador especial de segunda classe.

“Lamentamos anunciar que, após uma busca exaustiva de dez dias, nossos dois SEALs [soldados da força especial da Marinha norte-americana] desaparecidos não foram localizados e seu status foi alterado para falecido”, informou o comando central. “Por respeito às famílias, nenhuma informação adicional será divulgada neste momento.”

Leia também: “EUA e Reino Unido lançam bombardeio contra houthis no Iêmen”

As forças norte-americanas contaram com a ajuda do Japão e da Espanha. As buscas ocorreram em mais de 54 mil km² para tentar localizar os soldados.

De acordo com a Marinha dos EUA, os militares estavam embarcando em um navio. O objetivo era procurar outra embarcação, com armas iranianas ilícitas. O material seria levado para as forças houthis. Naquele momento, um dos oficiais foi atingido por uma onda de 2,5 metros e caiu na água. O colega seguiu o protocolo da Marinha e pulou na água para ajudar o militar. De lá para cá, os dois não foram mais vistos.

“Lamentamos a perda de nossos dois guerreiros da Guerra Especial Naval e honraremos para sempre seu sacrifício e exemplo”, disse o general Michael Erik Kurilla, chefe do comando norte-americano. “Nossas orações estão com as famílias dos SEALs, amigos, a Marinha dos EUA e toda a comunidade de Operações Especiais durante este período.”

EUA possuem militares na Somália

O governo dos EUA mantém a presença militar na Somália com o objetivo de combater a ameaça do grupo terrorista al-Shabaab. Eles são filiados ao grupo Al-Qaeda, que foi liderado por Osama bin Laden e responsável pelo ataque em 11 de setembro de 2001.

A al-Shabaab é uma organização islâmica extremista que realiza ataques contra o governo somali. O grupo é reconhecido pelos norte-americanos como terroristas.

Leia mais: “Grupo Houthi ataca navio militar dos EUA no Golfo de Aden”

Os militares dos Estados Unidos treinam as forças militares da Somália e coordenam, com o governo somali, a realização de ataques contra o grupo terrorista. O Comando dos EUA para a África considera o grupo uma das maiores ameaças do mundo.

“Al-Shabaab é a maior e mais cineticamente ativa rede da Al-Qaeda no mundo”, informou o comando norte-americano. “E provou a sua vontade e capacidade para atacar as forças dos EUA e ameaçar os interesses de segurança dos EUA.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade