publicidade
Mundo

Queda de avião em Vinhedo e Medina na Olimpíada estão nas fotos do ano do New York Times

Lista é uma tradição anual do jornal norte-americano

Gabriel Medina
Gabriel Medina derrotou o peruano Alonso Correa e ficou como bronze | Foto: William Lucas/COB

O jornal norte-americano The New York Times selecionou as fotos que marcaram o ano de 2024 nesta quinta-feira, 19. Intitulado como “Longe do Comum”, a lista “traz as fotos mais poderosas, evocativas e marcantes da história de 2024”, ano “composto de momentos tão extraordinários”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O primeiro caso abordado pelo jornal é o atentado cometido contra Donald Trump, nos Estados Unidos. “Quando tiros foram disparados em um comício de campanha do ex-presidente Donald J. Trump em uma noite de julho, em Butler, Pensilvânia, o veterano fotógrafo do The New York Times, Doug Mills, estava a poucos metros dele”, relata.

Donald Trump
Trump, logo depois do atentado na Pensilvânia | Foto: Reprodução/Redes sociais

“Enquanto o Serviço Secreto corria em direção ao sr. Trump, o coração de Mills disparou ao perceber o que estava acontecendo”, conta. “Então, o instinto assumiu. Mills continuou tirando fotos, com uma velocidade extremamente rápida de obturador de um oito-milésimo de segundo, capturando uma imagem que ilustra a magnitude daquele momento: Trump, com o rosto marcado de sangue e o punho erguido em desafio.”

Fatos relacionados ao Brasil também ganharam espaço na retrospectiva do jornal. Em 29 de julho, o fotógrafo Jerome Brouillet registrou a celebração do surfista Gabriel Medina, durante os Jogos Olímpicos de Paris. Na ocasião, o brasileiro obteve a maior pontuação de onda única na história das Olimpíadas, com 9.90, e avançou para as quartas de final.

“Sabia, assim como outros fotógrafos de surfe, que Gabriel adora Teahupo’o [praia onde a prova foi realizada] e geralmente comemora no final de grandes manobras, e foi isso que ele fez”, revelou Brouillet. “A parte difícil da foto foi que, quando ele estava prestes a sair da onda, fiquei totalmente cego, pois a onda passou atrás do barco nesse momento.”

Outro evento destacado foi a queda do voo VoePass 2283, quando um avião de passageiros com destino a São Paulo caiu de uma altura de 17 mil pés e matou todas as 62 pessoas a bordo. A água supercongelada presente nas nuvens enfrentadas pelo avião pode ter aderido às suas asas e se transformado em gelo, o que afetou sua aerodinâmica.

Imagem do acidente de avião em Vinhedo
Imagem do acidente de avião em Vinhedo | Foto: Reprodução/WhatsApp

A retrospectiva em fotos do New York Times

  1. Janeiro: Na fronteira entre os EUA e o México, foram instaladas fontes de água para ajudar migrantes presos no deserto. Na Ucrânia, o conflito com a Rússia trouxe imagens devastadoras de mortes e feridos em meio à guerra. Na Faixa de Gaza, a destruição de casas e a crise humanitária agravaram o sofrimento da população.
  2. Fevereiro: Em Los Angeles, trabalhadores se prepararam para fortes chuvas com lonas plásticas. Em Gaza, crianças gravemente feridas foram levadas à Itália para tratamento, e um quarto da população enfrentava condições de fome extrema. Na Rússia, homenagens ao líder opositor Aleksei Navalny ocorreram depois de sua morte na prisão.
  3. Março: Em Baltimore, o colapso dos sistemas operacionais do cargueiro Dali resultou em sua colisão com a ponte Francis Scott Key, o que causou seis mortes. Em Nova York, um armazém em Brooklyn foi convertido em abrigo para acomodar milhares de migrantes venezuelanos, o que reflete a crescente crise migratória na cidade.
  4. Abril: Em Gaza, a ajuda humanitária foi lançada de aviões para enfrentar os desafios logísticos da região. Em Los Angeles, manifestantes pró-palestinos acamparam na Universidade da Califórnia, onde foram ameaçados de punições enquanto suas manifestações persistiram. Em Taiwan, um terremoto de magnitude 7,4 causou mortes e ferimentos significativos.
  5. Maio: Em Manhattan, Donald Trump foi condenado por encobrir um escândalo sexual e se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por crimes. Na Ucrânia, o avanço russo forçou milhares a evacuarem, enquanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu mais apoio militar de Estados Unidos e Europa.
  6. Junho: Nos Estados Unidos, o primeiro debate presidencial entre o presidente Biden e o ex-presidente Trump evidenciou a falta de reação de Biden, o que gerou preocupações sobre sua idade. Em Parkland, Flórida, o local da tragédia da escola Marjory Stoneman Douglas foi demolido seis anos depois do massacre.
  7. Julho: Na Venezuela, a líder oposicionista María Corina Machado angariou apoio à sua candidatura contra o ditador Nicolás Maduro. Nos Estados Unidos, um atentado contra a vida de Donald Trump em Butler, Pensilvânia, levantou alertas sobre a violência política.
  8. Agosto: Nos Jogos Olímpicos de Paris, o break dance estreou como esporte olímpico, com a japonesa Ami Yuasa laureada com a primeira medalha de ouro. Em Chicago, Kamala Harris aceitou a indicação de sua candidatura à presidência, depois da saída de Joe Biden da corrida.
  9. Setembro: O furacão Helene causou destruição nos Estados Unidos, com inundações catastróficas. Em Beirute, o Hezbollah sofreu ataques explosivos e famílias libanesas buscavam refúgio em praias depois de bombardeios israelenses.
  10. Outubro: Em Gaza, a incursão israelense deixou muitos feridos, com relatos de crianças que sofreram mutilações. O furacão Milton trouxe mais destruição para a Flórida, enquanto a tragédia das bombas israelenses no Líbano devastava bairros inteiros.
  11. Novembro: Donald Trump foi declarado vencedor das eleições nos Estados Unidos. Fora do contexto eleitoral, houve manifestações como a marcha contra o aborto em Boston, onde manifestantes e contra-manifestantes entraram em confronto.
  12. Dezembro: Rebeldes islamitas derrubaram o regime ditatorial de Bashar al-Assad, um momento de alívio e celebração para muitos sírios. Nos Estados Unidos, um caso de homicídio contra o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, trouxe à tona o nome de Luigi Mangione, acusado por seu assassinato.

Leia também: “Que 2026 chegue logo. Ou que retomemos o país”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 247 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.