publicidade
Mundo

Cliente encontra rato morto em pão de forma, e empresa interrompe produção

O caso ocorreu na África do Sul; Sasko, fabricante do produto, está investigando o incidente

Imagens do alimento contaminado foram compartilhados pela consumidora nas redes sociais | Foto: Reprodução/Facebook
Imagens do alimento contaminado foram compartilhados pela consumidora nas redes sociais | Foto: Reprodução/Facebook

Uma fabricante de pães na África do Sul suspendeu a produção temporariamente depois de uma cliente encontrar um rato morto em uma fatia de pão de forma. O incidente, que gerou grande repercussão nas redes sociais, motivou a empresa responsável a agir rapidamente.

A Sasko, pertencente à PepsiCo, iniciou uma investigação e contratou prestadores de serviços externos para inspecionar sua unidade de produção. De acordo com o site Tuko, a Sasko emitiu um comunicado em que reafirma seu compromisso com a segurança alimentar.

Receba nossas atualizações

A empresa destacou que segue “protocolos de segurança rigorosos”, incluindo monitoramento e inspeção contínua dos lotes de produção e das instalações.

No Facebook, a empresa pediu desculpa à consumidora Nombulelo Mkumla e a todos os seus clientes. “Ficamos chocados e devastados quando uma consumidora nos informou que encontrou um roedor em seu pão Sasko”, afirmou a companhia. “Pedimos sinceras desculpas”.

Detalhes do incidente com rato morto

Na última semana, Nombulelo Mkumla teve uma experiência aterrorizante ao encontrar um roedor morto dentro de um pão integral da marca Sasko, depois de já ter consumido metade do produto.

Depois da compra em uma loja local, Mkumla compartilhou o incidente no Facebook, questionando os padrões de segurança alimentar do produto: “Como um roedor pode acabar no meio de um pão?”.

Depois do ocorrido, Mkumla enviou um e-mail para a marca, anexando vídeo e imagens do pão. Posteriormente, foi contatada por um representante da empresa por telefone.

O que fazer quando encontrar um animal morto na comida?

Anvisa
Denúncias podem ser encaminhadas para a Anvisa e ao Procon | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caso aconteça, o incidente exige uma resposta imediata. O primeiro passo é interromper o consumo do alimento e preservar a refeição, evitando descartá-la. Isso garante que a evidência possa ser analisada posteriormente.

A recomendação é documentar o incidente com fotos e vídeos e procurar o gerente do estabelecimento ou responsável pela marca do produto para relatar o ocorrido.

No Brasil, o consumidor deve entrar em contato com órgãos de vigilância sanitária, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou Procon, que têm o papel de fiscalizar irregularidades na produção e venda de alimentos.

É fundamental registrar uma queixa formal, que poderá iniciar uma investigação sobre o local de origem do produto ou o estabelecimento em questão.

Caso haja algum sintoma de intoxicação ou mal-estar, é importante buscar atendimento médico imediatamente. A legislação brasileira oferece proteção ao consumidor nesses casos, garantindo o direito à troca do produto e até mesmo à indenização por danos morais e materiais.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.