publicidade
Mundo

Descoberta: cientistas detectam galáxias mais distantes do Universo

Astro mais longe está a mais de 30 bilhões de anos-luz da Terra

galáxias mais distantes
Redes de gás e poeira da galáxia NGC 1433 | Foto: Foto: Flickr/NASA/ ESA/CSA/J. Lee (NOIRLab)/A. Pagan (STScI)

Equipes de astrônomos detectaram quatro galáxias mais distantes do Universo já vistas. Elas foram identificadas pelo Telescópio Espacial James Webb. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy, nesta terça-feira 4.

De acordo com os pesquisadores, os sistemas estelares datam do período em que o Universo tinha apenas 2% de sua idade atual, que seria entre 300 milhões e 500 milhões de anos depois do Big Bang. As quatro galáxias pertencem à “época da reionização”, quando supostamente surgiram as primeiras estrelas depois do evento que originou o Universo.

Receba nossas atualizações

Qual das galáxias está mais distante?

Conforme informações da emissora NDTVA, a cientista Stephane Charlot, do Instituto de Astrofísica de Paris, afirmou que a galáxia JADES-GS-z13-0 é a mais distante da Terra já detectada, localizada a 33 bilhões de anos-luz.

Além de ser a mais distante, a JADES-GS-z13-0 é a mais antiga das quatro galáxias descobertas, visto que se formou 320 milhões de anos depois do Big Bang, enquanto a JADEZ-GS-z10-0, por exemplo, se formou 450 milhões de anos após a Grande Explosão.

Segundo Stephane, as galáxias recém-detectadas apresentam uma massa muito baixa, uma vez que seu peso é cerca de 100 milhões de massas solares, e eram consideravelm00ente ativas quanto à formação de estrelas na proporção relacionada à massa.

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. José Camargo
    José Camargo

    Enquanto o gado olha pro espaço, aqui na terra, os donos do mundo deitam e rolam.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade