publicidade
Mundo

Cidade da Holanda vai proibir publicidade de carne

Duramente criticada pelos conservadores, medida deve valer a partir de 2024

carne
Foto: Reprodução/Pixabay

Com a crença de que as pessoas não devem ser incentivadas a comer carne, a cidade de Haarlem, com cerca de 150 mil habitantes, no oeste da Holanda, decidiu proibir a publicidade do alimento na maioria dos espaços públicos a partir de 2024. A proibição foi uma iniciativa do partido verde GroenLinks, apoiada por outros partidos, depois que a carne foi incluída em uma lista de produtos considerados nocivos ao clima porque a criação de gado libera gás metano.

O conselheiro do GroenLinks, Ziggy Klazes, em uma entrevista ao jornal Dutch News, justificou a medida, afirmando: “Não podemos dizer às pessoas que há uma crise climática e incentivá-las a comprar produtos que a causam.”

Receba nossas atualizações

A proibição foi duramente criticada. O líder do partido conservador Trots, Sander van den Raadt, disse que é notável que a cidade esteja organizando uma grande campanha incentivando as pessoas a serem elas mesmas e gostarem de quem quiser, “mas se você gosta de carne em vez de grama macia, o ‘esquadrão de patrocínio’ virá e lhe dirá que você está completamente errado”.

Outro partido conservador, o BVNL, considerou a proibição uma “violação inaceitável da liberdade empresarial” e alertou que os efeitos econômicos para os suinocultores seriam desastrosos. “Proibir comerciais por motivos de origem política é quase ditatorial”, disse Joey Rademaker, um membro do conselho municipal do BVNL.

Representantes da indústria da carne afirmaram que o município está indo “longe demais ao dizer às pessoas o que é melhor para elas” e lançaram uma contracampanha para promover o consumo de carne como “uma questão de gosto” e “como benefício econômico”.

O professor de direito da Universidade de Groningen, Herman Bröring, disse à emissora britânica BBC que a proibição pode infringir a liberdade de expressão e levar a ações judiciais de atacadistas. Amsterdã e Haia já proibiram anúncios para as indústrias de aviação e combustíveis fósseis.

De acordo com o Escritório de Estatística Holandês, dados de 2021 mostram que 95% da população do país come carne e, desses, mais da metade disse que não ingere o alimento todos os dias.

Relacionadas

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Nelson Romanini Filho
    Nelson Romanini Filho

    É muita hipocrisia! Quem vai falar para os indianos reduzir o rebanho bovino? Qual impacto global vai ter essa ridícula decisão?

  2. Paulo
    Paulo

    A maconha também polui o meio ambiente e faz muito mal a saúde das pessoas! E pelo jeito também faz mal a mente!

  3. Paulo
    Paulo

    Esses que patrocinam essas idéias deveriam ser proibidos de usar qualquer meio de transporte que utilize combustível! Só poderiam andar a pé ou nadando, porque todos os outros utilizam de alguma forma algum produto que polui o meio ambiente, até mesmo durante a fabricação!

  4. Paulo Helem Motta Miranda
    Paulo Helem Motta Miranda

    Deem uma olhadinha para a Alemanha!Acredito que ali vão encontrar realmente poluentes!

  5. principalsuspeito
    principalsuspeito

    Isso aí só dura até pegarem um burocrata holandês progressista comendo um bife as escondidas

  6. Hermes
    Hermes

    Puro controle social.
    Quem não gosta de uma picanha mal-passada!
    Interessante,a maconha é liberada.
    Vai entender cabeça esquerdista!

  7. Alice Gouvêa Alves da Silva
    Alice Gouvêa Alves da Silva

    Não como carne….mas daí impor a proibição de que gosta, é uma ditadura sem vergonha

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade