publicidade
Mundo

Cidadãos do Irã protestam na véspera do aniversário da revolução islâmica

Manifestantes entoaram palavras de ordem contra o líder supremo, Ali Khamenei

Ali Khamenei, o religioso que dita as regras no Irã | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Moradores do Irã entoaram palavras de ordem contra autoridades e contra o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, na noite da terça-feira 10, véspera do aniversário da Revolução Islâmica de 1979.

Em vídeos publicados nas redes sociais, ouvem-se gritos como “Morte a Khamenei”, “Morte ao ditador” e “Morte à República Islâmica”, vindos de varandas em Teerã. Os protestos ocorreram enquanto autoridades lançavam fogos para marcar o 22 Bahman, data que celebra a queda do xá e a ascensão do aiatolá Ruhollah Khomeini ao poder.

Receba nossas atualizações

A AFP informou que não conseguiu verificar a autenticidade dos vídeos divulgados em plataformas como Telegram e X.

Crise no Irã

Um manifestante segura um papel em chamas com a imagem do Líder Supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei, enquanto outros se reúnem em frente à embaixada iraniana em Londres em apoio ao povo iraniano | Foto: Isabel Infantes/Reuters

O Irã enfrenta, há semanas, uma onda de protestos que começou com reivindicações ligadas à crise econômica e evoluiu para críticas diretas ao regime. Segundo ativistas, as manifestações foram duramente reprimidas pelas forças de segurança.

A Human Rights Activists News Agency (HRANA) estima que mais de 6.900 pessoas morreram, entre elas 6.490 manifestantes, além de mais de 52.600 prisões. O movimento é considerado um dos maiores desafios ao regime desde 1979.

Mesmo neste contexto, a Organização das Nações Unidas parabenizou o país, nesta quarta-feira, 11, pelo aniversário da Revolução Islâmica. A manifestação ocorre menos de duas semanas depois de o Centro Internacional para Direitos Humanos no Irã divulgar relatório segundo o qual ao menos 43 mil pessoas teriam sido mortas pelo regime durante os protestos.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    E só para variar a ONU do lado errado da história.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade