publicidade
Mundo

China é acusada de financiar o desmatamento no mundo

Bancos do país asiático estão custeando a prática, garante relatório

china
| Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

O Partido Comunista da China (PCC) foi acusado de financiar o desflorestamento em vários países. Dados analisados ​​pela Forests & Finance, uma coalizão global de organizações não governamentais, mostraram que de janeiro de 2016 a abril de 2020, bancos do país asiático forneceram US$ 15 bilhões em empréstimos e serviços de subscrição para empresas que comercializavam commodities ligadas ao desmatamento ilegal no sudeste da Ásia, Brasil e África. A reportagem é do jornal Financial Times, publicada nesta terça-feira, 4.

Em 2017, o sistema bancário chinês ultrapassou o da zona do euro para se tornar o maior do mundo em ativos. Dessa forma, passou a influenciar crescentemente em outras economias em desenvolvimento. O relatório bate de frente com a promessa do secretário-geral do PCC, Xi Jinping, na Cúpula do Clima. O mandatário garantiu que vai neutralizar, até 2026, as emissões de carbono com a finalidade de se combater as mudanças climáticas. Na ocasião, outros países lançaram dúvidas acerca da promessa feita pelo mandatário comunista.

Receba nossas atualizações

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

16 comentários
  1. Carlos
    Carlos

    Vcs q estão dizendo q ninguém faz nd ñ conseguem provar q o mandatário chinês está relacionado com isso, ent como alguém faria algo sem provas?

  2. ANTONIO VICENTE DE LIMA
    ANTONIO VICENTE DE LIMA

    A China tem licença p aprontar o que quiser no mundo todo… Ninguem dá um pio!!

  3. Marcelo T Oliveira
    Marcelo T Oliveira

    Ué?! Mas a culpa de todo mal ambiental no Planeta Terra e da Galáxia não é do Salles?! Não tô entendendo!

    1. José Campos
      José Campos

      Classificar todo o povo chinês pelo seu maldito partido comunista não é justo. Lá vive um povo explorado por esses bandidos, que só oferecem miséria para os povos, enquanto a corja do partido nada em dinheiro. É assim em todos lugares.

  4. Eduardo Celso Poiano
    Eduardo Celso Poiano

    Isso sem falar da África, onde os influentes chineses estão explorando as florestas tropicais do Gabão, Camarões e Congo, entre outros.

  5. Fabio R
    Fabio R

    Chamem o “di Caprio” urgente!
    E a Greta tb!
    Bando de Vagabunfos!

  6. Luiz Antonio Fraulo
    Luiz Antonio Fraulo

    A China é um País milenar, de uma cultura sem igual. Tem um povo maravilhoso, moldado e lapidado por milênios de ensinamentos e experiências. Seu povo merece todo o respeito. O problema do mundo é o Partido comunista chines, que pratica capitalismo agressivo internacionalmente, se fortaleceu muito militarmente e tecnologicamente, o que torna muito difícil enfrentá-lo. Possui Bancos estatais muito fortes e bolsa de valores (icones do capitalismo) influente. Contudo internamente pratica o comunismo na sua pior versão, utilizando seu povo pra trabalho escravo, sem direitos trabalhistas, sem direito a nada. Toda produção é do Estado como pequenos acenos de direito privado. Com isso os preços de seus produtos se tornam muito baixos e com isso, se espalharam pelo mundo. Só há duas formas de mudar esse quadro: boicote a tudo o que vem da China e não fazer mais negócios com o PCC( o que é muito difícil pois eles sempre vêm com muito dinheiro) ou fomentar um levante de dentro pra fora, ou seja, uma revolta popular interna que derrube o sistema e busque liberdade (o que também é difícil pra quem nasceu e viveu nesse regime a vida toda e nunca sentiu o sabor da liberdade e está condicionado a achar que ali é o paraiso).

    1. Bruno Fortini Veloso
      Bruno Fortini Veloso

      Isso é verdade. Se o ocidente não estivesse tão preocupado em manter essa pax romana com o PCC, bastaria concentrar esforços e derrubar a firewall da internet chinesa. Isso ia virar o país do avesso. Entretanto, não é assim que a banda toca. O PCC pode distribuir desde vírus a sementinhas infectadas pelo mundo afora impunemente, pois está respaldado pela governança global.

  7. Alberto
    Alberto

    Estados Unidos e União Européia são os maiores responsáveis pela “explosão” chinesa. Estão hoje pagando o preço e terão que tomar medidas duríssimas para reverter a situação. Nos EUA, até mesmo o velho caquético (e pedófilo) já percebeu isso.

  8. Bruno Fortini Veloso
    Bruno Fortini Veloso

    Cadê Greta? Cadê Hollywood? Cadê o Green Peace? Nem um pio.

  9. Frederic Couto
    Frederic Couto

    Não sei de outros países, mas no que se refere ao Brasil a notícia é absurda. As commodities agropecuárias que exportamos não tem nada com desmatamento florestal.

  10. Wehbe Neme
    Wehbe Neme

    China sempre foi sinônimo de coisa ruim, quem não se lembra? Toda vez que alguém nos enche o saco, falamos de pronto “vai pra China”

  11. Daniel Brito Guimarães
    Daniel Brito Guimarães

    Não se tapa o sol com a peneira. A China pode participar dos eventos e tentar se disfarçar de pais com boas intenções, mas temos exemplos atuais terríveis e expansionistas, como em Hong Kong ou no aterro de ilhotas de corais no mar asiático para formarem bases militares por lá. Não faltam países locais que, sem forças para rechaçarem a invasão chinesa, apenas podem contestar. Que o 5G aqui no Brasil seja Nokia, Ericsson ou outra companhia ocidental.

  12. BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA

    a China é uma nação de comedores de Rato….infelizmente o Capitalismo alimentou uma serpente….agora terá que domar essa raça de gente que não presta, com embargos comerciais duríssimo….a luta é pelo fim da China.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.