publicidade
Mundo

Brasil não assina nota contra prisão de ativista pela ditadura de Maduro

Cinco países da América Latina pediram a libertação imediata de Rocío San Miguel, que integra a lista de presos políticos da Venezuela

ativista ditadura Maduro
Rocío San Miguel é advogada, ativista, especialista em questões militares e opositora da ditadura de Nicolás Maduro | Foto: Reprodução/Twitter/dw_espanol

O Brasil não assinou a nota conjunta de países latino-americanos para expressar preocupação com o avanço das ações arbitrárias da ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela e a prisão da ativista de direitos humanos Rocío San Miguel. Divulgado na quinta-feira 15, o comunicado de Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Costa Rica expressa “profunda preocupação” pela situação e exige a libertação imediata da presa política.

+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

O comunicado conjunto foi postado nas redes sociais pelos Ministérios da Relações Exteriores dos países signatários.

Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Costa Rica, além do pedido de libertação imediata da ativista, também repudiaram “as recentes medidas contra o Comitê de Assessoria Técnica do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela e exigem o pleno respeito pelos direitos humanos, a validade do Estado de Direito e a convocação de eleições transparentes, livres, democráticas e competitivas, sem banimentos de qualquer tipo”.

+ Opositora presa na Venezuela vai responder por ‘traição’ e ‘terrorismo’

O assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, chegou a dizer, em entrevista, que qualquer caso de “natureza política preocupa”, em referência à prisão de Rocío. Mas, oficialmente, o governo brasileiro, aliado de Maduro, preferiu não assinar a nota dos países latino-americanos.

maduro lula
O ditador Nicolás Maduro foi recebido no Brasil com honras no Palácio do Planalto – 29/5/2023 | Foto: Reprodução/Twitter/X/Nicolás Maduro

Na última semana, a ditadura de Maduro expulsou do país funcionários do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O governo venezuelano deu o prazo de três dias à equipe das Nações Unidas para deixar o país e anunciou uma revisão do termo de cooperação com a organização.

Eleições limpas e transparentes

O endurecimento da ditadura da Venezuela ocorre depois de o governo ter assinado um pacto com os Estados Unidos para fazer eleições limpas e transparentes. Em contrapartida, o governo norte-americano retirou sanções e permitiu o retorno de parcerias no setor de petróleo.

+ Prisão de ativista crítica de Maduro ‘preocupa’, diz Amorim

Maduro justificou a expulsão ao afirmar que o órgão da ONU desempenhou um papel “inapropriado” no país e apoiou a impunidade das pessoas envolvidas em tentativas de assassinato, golpes e outras conspirações.

O Comitê de Direitos Humanos afirmou que vai “avaliar os próximos passos” e que lamenta o anúncio da Venezuela. “Nosso princípio tem sido e continua sendo a promoção e a proteção dos direitos humanos do povo da Venezuela.”

Quem é a ativista presa pela ditadura de Maduro?

Rocío San Miguel, de 57 anos, é advogada e principal especialista venezuelana em temas militares. Diretora da ONG Controle Cidadão, é hoje a presa política mais importante do governo de Nicolás Maduro. A detenção dela seria um recado do ditador a outras ONGs e lideranças da sociedade civil.

Rocío foi detida pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) no Aeroporto Internacional de Maiquetía na sexta-feira 9. A filha dela, de 24 anos, foi presa no dia seguinte, quando retornou ao aeroporto para buscar as malas de ambas. A jovem foi liberada no domingo 11.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Christian
    Christian

    Nossos anões diplomáticos em plena Ação. Caspite…!

    1. Route 66
      Route 66

      São coerentes, afinal aqui começou a seguir o mesmo roteiro.

  2. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    A ditadura venezuelana é o modelo de democracia que o PT está implantando no Brasil corrompendo a Justiça, Congresso e as Forças de segurança… Prisão para os vendilhões da pátria, cada vez mais difícil . Muito triste ☹️

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    A ditadura de Maduro lançou o que se chama “desaparecimento forçado” em que opositores que possam significar risco a sua candidatura simplesmente somem. Nosso vizinho do Norte é comandado por um ditador que nao titubeara em pisar no pescoço da mae para se manter na posiçao de destruidor da Venezuela. Que tristeza saber que apoiamos gente dessa especie e que vao fazendo escola na luta desesperada pela manutençao do poder.

  4. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Seria incoerente assinar já q temos tb nossos presos políticos por aqui e pessoas sob a condição de asilo político nos EUA. Jornalistas, blogueiros e até uma juíza tiveram q fugir do Brasil, pois seriam presos pelo q disseram. Então Brasil e Venezuela são tecnicamente irmãos siameses nesses aspecto da falta de liberdades, ataque à livre expressão e prisões arbitrárias.

  5. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    O nível deste pessoal que ocupa o palácio do planalto está abaixo do esgoto que atende Brasília.Nao tem civilidade. Estão em outra era, da pré-história.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade