publicidade
Mundo

Agência Moody’s eleva nota de crédito da Argentina

Especialista em análise de risco, empresa destaca melhora nos resultados e nas perspectivas econômicas do país depois das medidas de Javier Milei

O presidente argentino, Javier Milei, durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça: reconhecimento da comunidade internacional pela melhora dos indicadores | Foto: Reprodução/Twitter/X
O presidente argentino, Javier Milei, durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça: reconhecimento da comunidade internacional pela melhora dos indicadores | Foto: Reprodução/Twitter/X

Uma das mais respeitadas agências de avaliação de risco, a Moody’s Ratings elevou nesta sexta-feira, 24, o nível de confiabilidade da Argentina em termos de crédito. A nota subiu de Ca para Caa3. Do mesmo modo, a empresa norte-americana alterou a perspectiva de estável para positiva. É mais um reconhecimento internacional dos resultados da administração liderada pelo presidente Javier Milei, desde dezembro de 2023.

As mudanças refletem a visão da agência de que o reposicionamento da política do governo argentino permitiu um ajuste fiscal e monetário. As medidas também ajudam a lidar com desequilíbrios econômicos e a estabilizar as finanças externas, o que reduz o risco de uma crise decorrente de falta de crédito.

Receba nossas atualizações

Argentina ruma para o ajuste macroeconômico

Para a Moody´s, os riscos significativos para a capacidade do país de cobrir os próximos pagamentos da dívida externa permanecem. A ameaça relaciona-se principalmente à remoção de controles de capital e câmbio ou de choques negativos que podem levar a um evento de crédito com perdas materiais para os detentores de títulos.

A perspectiva positiva reflete o potencial de alta para as classificações, diz a Moody´s, citando que a Argentina continua a se mover em direção à próxima fase de seu ajuste macroeconômico. “Uma transição ordenada para uma conta de capital mais aberta seria consistente com classificações mais altas”.

A Moody´s, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo,  afirmou que os fundamentos de crédito da Argentina melhoraram no ano passado. O quadro é consequência de “ajustes políticos eficazes e contundentes que levaram à estabilização do ambiente macroeconômico”.

Conforme a agência, o governo Milei promoveu um ajuste fiscal decisivo. Isso inclui medidas para interromper a emissão de moeda, que se mostraram eficientes principalmente no tratamento de desequilíbrios.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Se o Brasil continuar deste jeito, irá demorar o mesmo tanto (ou até mais) para se reaprumar de governos esquerdistas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.