publicidade
Mundo

Alemanha deve entrar em recessão em 2023

Falta do gás russo e alta dos preços da energia são as causas da crise econômica

Alemanha gasodutos

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha deve encolher 0,4% em 2023 por causa da falta de gás e da crescente inflação no país, de acordo com um estudo do Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas (IFO), divulgado nesta segunda-feira, 12. “Estamos entrando em uma recessão de inverno”, disse Timo Wollmershäuser, diretor do IFO.

O estudo prevê uma recessão técnica no primeiro trimestre de 2023, com queda de 0,4% no PIB, depois de uma queda de 0,2% no quarto trimestre de 2022. A inflação deve aumentar ainda mais, chegando a 11% no próximo ano, anunciou Wollmershäuser. Em agosto, a inflação anual na Alemanha chegou a 8,8%.

Receba nossas atualizações

Nos países da Zona do Euro, a inflação tem batido sucessivos recordes desde o ano passado, como consequência das medidas de lockdown e, posteriormente, em razão da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro. A partir de então, o governo russo tem diminuído o fornecimento de gás à Europa.

Em julho, o Nord Stream 1, o gasoduto que abastece a Europa com gás russo, começando pela Alemanha, reduziu o fornecimento para 20% da capacidade. No fim de agosto, a Rússia anunciou a interrupção por tempo indeterminado, alegando falhas técnicas do equipamento.

A Alemanha, que recebia 55% de seus suprimentos da Rússia antes da guerra, passou a comprar gás em outros mercados, a preços muito mais altos, o que impulsionou a inflação, não apenas no território alemão, mas em toda a Europa. E a tendência é de continuidade da alta. “Os fornecedores de energia vão ajustar significativamente os seus preços de eletricidade e gás, em particular no início de 2023”, estimou o IFO.

Recessão ainda neste ano

O presidente do Banco Central alemão, Joachim Nagel, considera “possível” que a Alemanha entre em recessão já no terceiro ou no quarto trimestre deste ano, e que permaneça com o crescimento negativo até o início do próximo ano, segundo afirmou, em entrevista no domingo 11, à rádio alemã Deutschlandfunk.

Segundo o IFO, durante o primeiro trimestre de 2023, a taxa de inflação subirá para cerca de 11%, afetando severamente o poder de compra das famílias. Com o cenário de crise, o governo alemão adotou no início de setembro um terceiro plano de medidas para ajudar os mais pobres, mas isso não será capaz de compensar a perda esperada de poder de compra, segundo o IFO.

O relatório realizado pela equipe de Wollmershäuser somente prevê a volta da “normalidade” da situação a partir de 2024.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    Algumas lagrimas congelarão – infelizmente. É o povo pagando o preço da insensatez dos Governantes e mau-caratismo dos globalistas.

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Boa, Agnaldo! Os diplomatas alemães que riram do discurso de Trump na ONU (2018) alertando-os sobre os riscos da dependência energética dos russos não devem chorar no inverno, pois as lágrimas podem congelar. Como sempre, é o povo quem paga.

  3. Agnaldo
    Agnaldo

    Só para colocar o dedo na ferida, lembro q Donald Trump, o melhor presidente americano depois de Reagan, alertou a Alemanha para o suicídio nacional de suspender a energia de usinas termelétricas e nucleares em troca da falácia ambiental mentirosa vendida pelos comunoglobalistas.
    Todos riram dele. Agora paguem caro e cortem lenha.

    Parabéns, Paulo Guedes!
    Em palestra na ABRASEL, vc disse q ia ligar o f***-se para a Europa por ela estar ficando irrelevante para o maravilhoso crescimento brasileiro implementado por Bolsonaro.

    É isso aí. Quiseram nos pressionar com a Amazônia, com ongs e boicotes, agora CHUPEM!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade