publicidade
Mundo

Aconteceu em 22 de agosto

Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia

22 de agosto
Alegoria da Guerra Civil Inglesa por William Shakespeare Burton, óleo sobre tela, 1855

Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 22 de agosto na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.

Mundo

  • (1642) No dia 22 de agosto, tem início a Guerra Civil Inglesa;
  • (1780) O navio HMS Resolution, que havia sido capitaneado pelo explorador James Cook, retorna à Inglaterra; Cook foi morto por nativos no Havaí;
  • (1849) Em Veneza, Itália, ocorre o primeiro ataque aéreo da história, quando a Áustria lança explosivos de balões contra a cidade italiana.

Política

  • (1864) A Primeira Convenção de Genebra é assinada por 12 países; o acordo previa o estabelecimento de regras de proteção para as vítimas de conflitos armados;
  • (1910) O Japão anexa a Coreia ao seu território com a celebração do Tratado de Anexação Japão-Coreia; é o início da dominação japonesa sobre a Coreia, período que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tragédias

  • (1902) Um terremoto de magnitude 7,7 graus na escala Richter provoca a morte de mais de 6 mil pessoas na China;
Empresas
  • (1902) Nos Estados Unidos é fundada a Cadillac Motor Company pelo inventor Henry M. Leland.
Brasil
22 de agosto
Papa Pio XII, que concedeu o título de Pontifícia à Universidade de São Paulo, em 1947. Imagem | Reprodução
Espiritualidade
  • (1968) O papa Paulo VI desembarca em Bogotá, Colômbia; esta é a primeira visita de um papa à América Latina.
Cultura Pop
  • (2004) Versões dos quadros O Grito e Madonna, ambos de Edvard Munch, são roubadas de um museu em Oslo, Noruega;
Mortes
  • (1976) Juscelino Kubitschek, médico e politico brasileiro nascido em 1902. Responsável pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central, Kubitschek serviu como o 21º presidente da República;

Receba nossas atualizações

“O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando”. Juscelino Kubitschek.

Leia também

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Juscelino Kubitschek fez um mal ao país ao criar o mundo paralelo de Brasília.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade