publicidade
Mundo

A agenda espacial para 2022

Entre as atividades estão o desvio de um asteroide e a preparação para a colonização da Lua

Concepção artística da nave Orion (Foto: reprodução Wikipedia)

O ano de 2021 foi muito agitado na exploração espacial. Segundo o jornal New York Times, novos veículos pousaram em Marte, dois bilionários foram ao espaço inaugurando a privatização da exploração espacial e a China começou a construir uma estação espacial.

Relacionadas

Segundo o New York Times, 2022 vai ser ainda mais mvimentado.  Alguns dos eventos programados:

Receba nossas atualizações

Dois grandes foguetes serão usados pela primeira vez – o SLS (Sistema de Lançamento Espacial) e o SpaceX Starship. Os lançamentos – sem tripulantes – custarão US$ 2 bilhões cada e fazem parte da preparação para o retorno de astronautas à Lua e à conquista de Marte.  Previstos para março ou abril.

Concepção artística mostra o Space X Starship (à frente) se separando de seu estágio Super Heavy. (Foto: reprodução Wikipedia)

Nove missões estão agendadas para a Lua. Cinco são patrocinadas pela NASA. A cápsula Orion (ainda sem tripulação) vai dar uma volta ao redor do satélite e retornar. Empresas particulares (como a Intuitive Machines) vão iniciar os ensaios para a instalação de uma base permanente na superfície lunar. Outros países como a Rússia, Índia, Coreia do Sul, Japão e Emirados Árabes Unidos também estão envolvidos em vários projetos visando a Lua.

A China pode terminar a instalação de sua estação orbital Tiangong também em 2022. Dos três módulos planejados, dois são laboratórios.

A NASA vai realizar em setembro um teste para tentar desviar um asteroide chamado Dimorphos (que está em órbita de um asteróide maior, o Didymos).  A ideia é se preparar para uma situação explorada em filmes como Não Olhe Para Cima, Armageddon, Impacto Profundo e tantos outros: salvar a Terra do impacto catastrófico com um corpo celeste. O projeto é chamado DART – Double Asteroid Redirection Test (ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo).

Concepção artística mostra a nave “desviadora” se aproximando do asteroide Dimorphos, à esquerda. (Foto: divulgação NASA)

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade