publicidade
Imprensa

Justiça impõe mais uma derrota ao Sleeping Giants em ação contra a Jovem Pan

O grupo ativista terá de indenizar a emissora em R$ 20 mil

MPF inquérito Jovem Pan
A Jovem Pan sofreu campanhas 'difamatórias' do grupo de esquerda | Foto: Divulgação/Jovem Pan

A Justiça do Estado de São Paulo impôs mais uma derrota ao grupo esquerdista Sleeping Giants, em ação contra a Jovem Pan. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, 24, pelo desembargador Gilson Delgado Miranda.

+ Leia mais notícias sobre Imprensa em Oeste

Receba nossas atualizações

O grupo tentava reverter a decisão do Tribunal de Justiça, no início do mês, que o condenou pelo crime de difamação contra a Jovem Pan. O Sleeping Giants também foi condenado a indenizar a emissora em R$ 20 mil e precisou excluir todas as postagens difamatórias contra a Jovem Pan nas redes sociais.

A Justiça considerou, na época, que a campanha do grupo contra a emissora é difamatória e afronta à imagem e honra da empresa. O Sleeping Giants ultrapassou “os limites legítimos da liberdade de expressão”.

Justiça tomou a decisão por unanimidade

A 35ª Câmara de Direito Privado decidiu por unanimidade contra o recurso do grupo ativista. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o desembargador disse que a decisão visa a encerrar de forma imediata a campanha difamatória contra a Jovem Pan.

“Não foi à toa, aliás, que a Turma Julgadora determinou a cessação da ‘campanha #DesmonetizaJovemPan’ ou qualquer outra semelhante contra a ora embargada”, escreveu Miranda. “O que, a rigor, já traz subsídio suficiente para se compreender a extensão do comando, que não poderá ser restringida da forma pretendida pelos embargantes.”

Leia também: “Sleeping Giants recebeu de fundações que apoiam pautas de esquerda”

O acórdão optou por manter a decisão anterior da Justiça por considerar a campanha contra a Jovem Pan como ilegal. O advogado de defesa da emissora, José Frederico Manssur, disse que os juízes referendaram a inconstitucionalidade da campanha do Sleeping Giants contra a empresa.

“Mais uma derrota na Justiça do grupo ativista”, disse o advogado. “Que tentou, através dos embargos de declaração, restringir a eficácia e a amplitude da decisão judicial, para, de alguma forma, continuar com a campanha contra a Jovem Pan.”

O que é o Sleeping Giants

Página do Twitter\X Sleeping Giants
Grupo Sleeping Giants atua pelas redes sociais | Foto: Reprodução/Twitter

O Sleeping Giants é uma organização internacional de ativistas digitais autoproclamada “progressista”. Eles dizem lutar contra os discursos de ódio e desinformação de forma anônima na internet.

Em tradução livre, o nome do grupo é “gigantes adormecidos”. Eles usam as redes sociais para pressionar anunciantes de determinadas empresas a deixarem de patrociná-las, sob risco de ficarem sem clientes e sofrerem críticas.

Leia mais: “Jovem Pan demite diretor e suspeita de sabotagem encomendada pela CNN Brasil”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade