publicidade
Imprensa

Jornalista da GloboNews distorce fala de Trump sobre o Brasil

Leitores corrigem comentário que omite palavra e compromete contexto

Trump, durante entrevista na Casa Branca: crítica exclusiva às relações comerciais | Foto: Reprodução/Redes sociais
Trump, durante entrevista na Casa Branca: crítica exclusiva às relações comerciais | Foto: Reprodução/Redes sociais

Leitores da plataforma Twitter/X corrigiram nesta quinta-feira, 14, uma mensagem que o jornalista Renan Peixoto publicou na rede social. O autor, que se identifica como funcionário da GloboNews, conforme perfil na rede LinkedIn, escreveu, com letras maiúsculas: “DONALD TRUMP AGORA NO SALÃO OVAL DA CASA BRANCA, SOBRE O BRASIL: “UM DOS PIORES PAÍSES NO PLANETA TERRA…”

No entanto, o comentário não condiz com a entrevista do presidente dos Estados Unidos à imprensa. Ao criticar o Brasil, Trump referia-se exclusivamente ao tratamento dispensado pelo governo Lula da Silva às relações comerciais.

O que Trump falou; assista

Em momento algum o líder norte-americano falou do Brasil de maneira abrangente e genérica. Veja abaixo a íntegra da entrevista de Trump com legendas em português:

O perfil The Investor, com mais de 300 mil seguidores no Twitter X, reproduziu no seu canal o comentário de Peixoto, acompanhado de uma crítica detalhada: “++ A FRASE FOI “ONE OF THE WORST COUNTRIES ON EARTH FOR THAT” NO CONTEXTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE O COMÉRCIO ENTRE OS DOIS PAÍSES”.

O comentário do jornalista reacende o debate sobre o posicionamento da GloboNews, que é apontada pela oposição como veículo parcial na cobertura do cenário político brasileiro e internacional. A percepção do público acerca desta parcialidade, aliás, teria sido constatada pelo próprio Grupo Globo em pesquisas junto a telespectadores.

A má reputação da emissora, inclusive, seria os motivos pelas dispensas nas últimas semanas de duas jornalistas (Eliane Cantanhêde e Daniela Lima), que tinham participações frequentes em programas de análise política. Além de comentários declaradamente favoráveis ao governo e críticos à oposição, a dupla vinha causando desconforto por revelar, durante as suas aparições, uma proximidade eticamente conflitante de fontes do governo e do Judiciário.

+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste  

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Qualquer notícia que tenha a Globo, não leio ou vejo, para não tem informações “fake news”.

  2. Robinson dos Santos Pereira
    Robinson dos Santos Pereira

    O pessoal da Globo ainda não se tocou de como funciona a Internet. Ainda pensam como no passado, fazendo TV aberta como uma via de mão única

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.