publicidade
Imprensa

Globo é condenada a indenizar em R$ 20 mil ex-assistente de Ana Maria Braga

O juiz considera que a emissora cometeu uma violação de privacidade ao expor dados sensíveis da ex-funcionária

Globo terá de pagar R$ 20 mil a ex-assistente de Ana Maria Braga
Ana Maria Braga teria mostrado dados pessoais da ex-assistente ao vivo | Foto: Reprodução/Rede Globo

A Rede Globo foi condenada a pagar R$ 20 mil a uma ex-assistente de direção do programa Mais Você, depois da exibição de seus dados pessoais em uma transmissão. O jornal Folha de S.Paulo divulgou a condenação da emissora na última quarta-feira, 4.

Durante um quadro de humor apresentado por Ana Maria Braga, um passaporte cenográfico foi mostrado. No documento continha o nome e o número de passaporte, ainda que alterados, da ex-funcionária, o que foi considerado uma violação de privacidade pela Justiça.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

A ex-assistente, que atuou no programa de 2015 a 2017, soube da divulgação enquanto estava em férias na França, em novembro do ano passado. Foi informada por um amigo sobre a exibição dos dados, que ocorreu durante uma brincadeira em que a apresentadora mencionava uma viagem planejada a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acompanhada do personagem Louro Mané.

O advogado da assistente, Fábio Antunes, afirmou para a Justiça que a cliente teve seus dados vazados sem conhecimento ou consentimento. A Globo, por sua vez, defendeu-se ao afirmar que o passaporte exibido era fictício.

A emissora ainda afirmou que havia uma clara menção de ser um “documento cenográfico”. A Globo informou que a identificação dos dados reais era praticamente improvável por causa da breve aparição na tela.

Juiz diz que Globo causou danos à imagem da autora

Ana Maria Braga apresenta o Mais Você
Ana Maria Braga apresenta do Mais Você | Foto: Reprodução/Rede Globo

A Justiça, no entanto, condenou a emissora e lembrou da responsabilidade pela exibição não autorizada dos dados. O juiz André Bezerra, da 42ª Vara Cível de São Paulo, comentou a decisão.

“Independentemente da intenção, não é preciso um raciocínio mais complexo para se chegar à conclusão de que o fato causou danos à imagem da autora do processo, que teve seus dados expostos a milhões de pessoas, sem sua autorização”, afirmou Bezerra.

A Globo lamentou a repercussão negativa do quadro. Além disso, a emissora minimizou o vazamento de dados.

“A Globo repudia qualquer forma de vazamento de dados, mas não pode admitir que, um simples quadro de humor, onde foi veiculada uma brincadeira em que um Louro teria passaporte”. afirmou o canal de TV, em sua defesa no processo. “O documento este totalmente descaracterizado, proporcione tamanha repercussão negativa.”

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade