O tradicional jornal britânico The Daily Telegraph deve mudar de mãos mais uma vez. A firma norte-americana RedBird Capital Partners anunciou nesta sexta-feira, 23, um acordo para assumir o controle do Telegraph Media Group, avaliado em £ 500 milhões, isto é, cerca de US$ 675 milhões. O jornal O Globo divulgou as informações.
O movimento representa um novo capítulo em uma longa disputa pela propriedade do veículo historicamente alinhado ao Partido Conservador do Reino Unido.
Receba nossas atualizações
A RedBird já havia tentado adquirir o controle do jornal em 2023, por meio de uma joint venture com a International Media Investments (IMI), fundo ligado à monarquia de Abu Dhabi.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O projeto incluía a supervisão editorial de Jeff Zucker, ex-presidente da CNN. No entanto, o Parlamento Britânico barrou a operação depois de críticas sobre o risco de influência de governos estrangeiros na mídia nacional.
Diante da resistência, o governo conservador aprovou uma lei que impede estatais estrangeiras de controlarem jornais no Reino Unido. Mesmo assim, a joint venture RedBird IMI manteve o jornal, enquanto buscava alternativas de aquisição.
A venda da revista The Spectator, pertencente ao mesmo grupo, já havia sinalizado a fragmentação dos ativos. Em 2023, a publicação foi vendida por £ 100 milhões a Paul Marshall, bilionário ligado ao canal conservador GB News.
A nova oferta da RedBird só se tornou viável depois de o Partido Trabalhista, atualmente no poder, flexibilizar as regras de participação estrangeira.
Como resultado, a nova legislação permite que estatais detenham até 15% de ações em veículos de imprensa. A IMI deve manter uma participação minoritária no negócio, agora dentro da margem legal.
RedBird aposta na internacionalização do The Telegraph
A RedBird informou que está em conversas com investidores britânicos interessados em entrar no consórcio como sócios minoritários. O objetivo é preservar os valores editoriais do jornal e garantir a presença local no controle societário.
Fundada há 11 anos, a RedBird possui um portfólio extenso no setor de mídia e entretenimento.
A empresa detém participação no estúdio Skydance Media, nos clubes de futebol Liverpool e Milan, no time de beisebol Boston Red Sox e na rede de esportes YES Network, ligada ao New York Yankees.
+ Leia também: “O papa, a família e a GloboNews”
Gerry Cardinale, fundador da RedBird, afirmou que a aquisição do The Telegraph fortalece a presença da firma no Reino Unido.
Segundo ele, a estratégia passa por ampliar a atuação digital do jornal e consolidar sua marca internacionalmente, com foco especial no público dos Estados Unidos.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.