publicidade
Imprensa

Oeste aguarda autorização de Moraes para entrevistar Martins há mais de 3 meses

Advogado do ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais já concordou com o pedido da revista para realizar o ato

filipe martins
Filipe Martins, assessor especial da Presidência da República, durante palestra no Instituto Rio Branco - 9/5/2019 | Foto: Arthur Max/MRE

Há exatos três meses e 29 dias, Oeste aguarda o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a revista a entrevistar Filipe Martins, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro.

Antes de apresentar o pedido, em 3 de abril deste ano, Oeste consultou a defesa de Martins, que concordou com a proposta do veículo.

Receba nossas atualizações

Moraes, contudo, ainda não deu nenhuma resposta, tampouco sinais de algum posicionamento.

Na solicitação, o advogado Alexandre Fidalgo, que representa Oeste, observou que “não há impeditivo legal” para que Martins possa ser entrevistado por este jornalista. Mais, Fidalgo citou ainda voto de Ayres Britto, ex-presidente do tribunal, para lembrar que, no próprio STF, “há o entendimento de que liberdade de imprensa e democracia possuem mútua causalidade e dependência”. “A imprensa passa a desfrutar de uma liberdade de atuação ainda maior que a liberdade de pensamento, de informação e de expressão dos indivíduos em si mesmos considerados”, ensinou o ministro aposentado, no âmbito da ADPF 130/DF. “O § 5º do art. 220 apresenta-se como norma constitucional de concretização de um pluralismo finalmente compreendido como fundamento das sociedades autenticamente democráticas; isto é, o pluralismo como a virtude democrática da respeitosa convivência dos contrários.”

Ministro impede jornal digital de entrevistar Filipe Martins

Alexandre de Moraes, durante sessão no STF - 28/05/2025
O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão no STF – 28/05/2025 | Foto: Antonio Augusto/STF

No começo deste mês, Moraes impediu o jornal digital Poder360 de entrevistar Martins.

Na decisão, o magistrado alega que a negativa do pedido “evita o risco de tumulto neste momento processual”.

“Verificam-se a impertinência e a inadequação de concessão de entrevista pelo denunciado à requerente, a fim de evitar o risco de tumulto neste momento processual”, argumentou Moraes. Na decisão, o ministro não detalhou os potenciais riscos de tumulto.

Leia também: “O malabarismo jurídico da PGR”, reportagem publicada na Edição 278 da Revista Oeste

1 comentário
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Se depender do torturador invejoso careca, pode esquecer a entrevista.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade