publicidade
Imprensa

Estadão: suspeitas que envolvem Moraes e Toffoli no caso Master ampliam desgaste do STF

Editorial afirma que proximidade de magistrados com Daniel Vorcaro levanta dúvidas sobre imparcialidade da Corte

Alexandre de Moraes e Dias Toffoli em sessão no STF — 5/11/2025 | Foto: Gustavo Moreno/STF
Na avaliação do Estadão, as críticas ao STF já ultrapassaram o campo ligado à direita e passaram a atingir demais setores políticos | Foto: Gustavo Moreno/STF

Em editorial publicado nesta quinta-feira, 12, o jornal O Estado de S. Paulo afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) enfrenta uma crise de credibilidade diante das suspeitas que envolvem os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli no caso Banco Master. Segundo o veículo, a situação levanta dúvidas sobre a confiança pública na Corte e exige providências para preservar a autoridade institucional do tribunal. 

O texto argumenta que a confiança na imparcialidade do STF constitui um dos pilares do sistema democrático e, por isso, a Corte depende da percepção pública de neutralidade de seus magistrados. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“Vale dizer, quando a autoridade moral do árbitro é colocada em dúvida, não se está mais diante de um problema circunscrito à instituição nem muito menos a seus membros, mas sim de uma falha no próprio regime democrático”, alegou o Estadão

Nesse sentido, o jornal cita um recorte da pesquisa Meio/Ideia para sustentar a avaliação. De acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados que dizem acompanhar o caso Master consideram que o STF perdeu credibilidade. A pesquisa também destaca que 35% dos participantes associam diretamente a Corte ao escândalo que envolve o banqueiro Daniel Vorcaro. 

Desgaste do STF ganha novos setores políticos

Na avaliação do Estadão, as críticas ao STF já ultrapassaram o campo ligado à direita e passaram a atingir demais setores políticos. 

O editorial sustenta que esse desgaste se explica pelas suspeitas de proximidade entre Moraes e Toffoli e os negócios do Master. Segundo o periódico, os ministros não apresentaram explicações suficientes sobre a natureza dessas relações.

+ Leia também: “TCU rejeita afastamento de Jhonathan de Jesus da relatoria do caso Master”

O texto também menciona uma declaração do presidente do STF, Edson Fachin. Durante encontro com representantes de tribunais, ele defendeu a ideia de que magistrados mantenham “um saudável distanciamento das partes”. O Estadão interpreta a fala como um alerta interno diante da repercussão do caso.

Por fim, o editorial acrescenta que, caso o STF não adote providências, o debate sobre eventual impeachment de ministros pode ganhar força no Senado. “Por isso é desejável que a própria Corte se emende”, afirmou. “Ou o Senado terá de fazê-lo em seu lugar.” 

1 comentário
  1. KARIN STEPPE
    KARIN STEPPE

    Suspeitas? Que medo de dizer a verdade!! Já não são mais suspeitas por muito menos muitas pessoas estão presas hoje por causa do dia 08 de janeiro

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade