publicidade
Imprensa

Desfile com homenagem a Lula provoca queda de audiência da Globo

No mesmo horário, a emissora enfrentou a concorrência da Record, que transmitia a rodada final do Campeonato Paulista

Lula na Sapucaí | Foto: Reprodução/EFE/Antonio Lacerda
Lula na Sapucaí | Foto: Reprodução/EFE/Antonio Lacerda

A transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói, que prestou homenagem ao presidente Lula (PT), provocou queda de audiência da Globo em São Paulo, na noite de domingo, 15. No mesmo horário, a emissora enfrentou a concorrência da Record, que transmitia a rodada final do Campeonato Paulista.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com números prévios, a faixa entre 22h10 e 23h35 registrou 11 pontos para a Globo na Grande São Paulo, principal mercado televisivo do país. Durante esse período, a Record marcou 7 pontos e o SBT obteve 6. Entre 22h15 e 22h30, a Record chegou a picos de 10 pontos com a partida entre São Bernardo e Corinthians, enquanto o desfile atingiu pico de 12 pontos. Cada ponto de audiência equivale a 199 mil telespectadores.

Comparativo com outros programas e impacto regional

Na comparação com os últimos quatro domingos, quando a Globo consolidou média de 15 pontos com exibição do Fantástico e do BBB 26, o desempenho caiu 26%. No Carnaval de 2025, a emissora havia alcançado 14 pontos ao mostrar o Oscar e a vitória do filme Ainda Estou Aqui.

Lula, durante desfile da Acadêmicos de Niterói - 15/02/2026 | Foto: Reprodução/TV Globo/X
Lula, durante desfile da Acadêmicos de Niterói – 15/2/2026 | Foto: Reprodução/TV Globo/X

No Rio de Janeiro, o desfile da Acadêmicos de Niterói conquistou 19 pontos, garantindo liderança absoluta no horário. Já Record e SBT empataram, cada um com 5 pontos na capital fluminense.

Estratégias editoriais e orientação para evitar polêmicas

Com o objetivo de evitar críticas de partidarismo, a Globo adotou uma cobertura mais discreta do desfile, conforme orientação de sua direção. O jornalista Pedro Bassan relatou previamente as tentativas de impedir o evento e, a equipe foi instruída a priorizar imagens de alegorias, evitando entrevistas de conteúdo político.

As orientações também se estenderam à equipe de redes sociais, que recebeu instruções para abordar o desfile de forma sóbria. Resumos do evento serão disponibilizados nas plataformas digitais da emissora e no Globoplay.

Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    GRANDE FOTO !
    PINGUSSU DE 9 DEDOS EM PERFEITA ARMONIA !

  2. Ricardo Fonseca Alves
    Ricardo Fonseca Alves

    Tem que ser muito LAZARENTO pra assistir um MALDITO como esse

  3. Jeovane Pinto dos Santos
    Jeovane Pinto dos Santos

    E ainda tem aqueles que se dizem cristão e apoiam esses esquerdistas

  4. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    SOMOS GOVERNADOS POR UMA QUADRILHA, MAS NÃO HÁ MAL QUE DURE PARA SEMPRE.
    “Extratos comprovam repasses milionários de Daniel Vorcaro para empresa de ministro Dias Toffoli” “Vorcaro diz que foi cobrado por aportes em resort de Toffoli: ‘Me deu um puta problema’” “Há algo lógico no caso Master. Sacrifica-se um personagem para preservar um modelo” “Toffoli ganhou R$ 8 milhões como servidor em 20 anos, mas foi sócio de resort de luxo” “Entenda por que maioria de parlamentares apoia CPI do Master, mas cúpula resiste” Simples. A cúpula do Senado, Davi Alcolumbre à frente, não tem compostura moral nem respeito a seus eleitores, e faz o que o Supremo Tayayá Master Federal lhe mandar fazer. Afinal, Alcolumbre tem o felpudo rabo preso em supremas gavetas. Lembremos, que o TESOUREIRO da campanha de Davi Alcolumbre, é alvo da PF e seu apadrinhado. O diretor-presidente da Amprev (Amapá Previdência), JOCILDO SILVA LEMOS, foi um dos alvos da operação da PF (Polícia Federal), realizada hoje, para investigar aportes da instituição no Banco Master. Jocildo saiu de casa muito mais cedo dizendo que iria à academia e no trajeto “perdeu” seu celular. Por “artes” do JOCILDO, certamente orientado pelo DAVI ALCOLUMBRE, já que o JOCILDO lhe deve mesuras, e não aportaria 400 MILHÕES DE REAIS no Banco Master, sem a anuência do seu chefe, padrinho, dono. Êta, Brasil… “No camarote da Sapucaí, Lula e Alckmin exibem enredo de lealdade ameaçada” Na verdade, o LULA sendo o que é, já rifou o Alckmin, que lhe ajudou a voltar à cena do crime. LULA só tem compromisso com o LULA, mas vai ter muitos problemas com as apurações da gatunagem no INSS com o MILIONÁRIO SINDINAPI do Frei Chico, irmão do LULA, com o LULINHA recebendo 25 MILHÕES DE REAIS e mesada de 300 MIL REAIS do Careca do INSS, que segundo graúdo Jaó que conhece os esgotos da Praça dos Três Poderes, avia DELAÇÃO para entregar “todes” do esquema da roubalheira. O PT acha que os brasileiros são desmemoriados. “Presidente do PT critica linchamento público’ após Toffoli deixar caso Master” Edinho, você que foi tesoureiro de campanha da Dilma, que recebeu dinheiro da fraude da tal compra de RESPIRADORES que nunca da silva chegaram a quem precisava, sabe que não há maior LINCHAMENTO PÚBLICO como o da Débora do Batom, por repetir frase de afetado Ministro do STF, ou a morte do CLEZÃO por decisão unilateral do Ministro Alexandre de Moraes. A Acadêmicos de Niterói, que fez “homenagem” ao LULA, com dinheiro dos esfolados pagadores de imposto, na alegoria sobre Bolsonaro preso, deveria informar que Bolsonaro não foi preso por CORRUPÇÃO e LAVAGEM de DINHEIRO, como o LULA foi. “Lula recebeu dinheiro em espécie de propina da Odebrecht, diz Palocci em delação” “Veja Marcelo Odebrecht falando de R$ 300 milhões para o PT e Lula Em depoimento prestado em 10 de abril de 2017, o executivo e herdeiro da empreiteira descrevia como foram entregues os valores” “Dono da JBS, Joesley Batista, diz ter transferido US$ 150 milhões no exterior para campanhas de Lula e Dilma” Como LULA não Processou Palocci, Marcelo Odebrecht e Joesley Batista, dá a nota para um baita Samba Enredo no próximo Carnaval.

  5. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    Parabéns para as federações de futebol que não pararam os jogos durante o carnaval. Aliás, já está na hora de acabar com o carnaval, essa festa cafona, chata e repetitiva que já teve melhores momentos.

    1. Lucia campos
      Lucia campos

      Exato ! Mas aqui o prefeitinho adora !
      Pouca vergonha ! Sem fim …

  6. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    Parabéns a escola acadêmicos de Niterói por homenagear um vagabundo chefe de quadrilha, que continua roubando a Nação. Seus estúpidos ignorantes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade