publicidade
Imprensa

Ator pede perdão para cristãos e diz não ter debochado de Jesus na Olimpíada

Philippe Katerine diz que homenageou Dionísio e negou ter feito sátira de A Última Ceia

Foto da imitação de A Última Ceia na abertura da Olimpíada
Philippe Katerine diz que abertura da Olimpíada não queria satirizar A Última Ceia | Foto: Reprodução

O cantor e ator francês Philippe Katerine pediu desculpas a cristãos que se ofenderam com sua apresentação na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. O artista explicou que retratou Dionísio, o deus grego do vinho e da festividade, e não fez uma paródia do quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, conforme alguns religiosos acreditaram.

A performance contou com artistas transgênero e drag queens. “Peço perdão se ofendi alguém, e os cristãos do mundo me concederão isso, tenho certeza. Entenderão que foi principalmente um mal-entendido. Porque, no fim das contas, não se tratava de representar A Última Ceia de forma alguma”, disse Katerine em entrevista à CNN.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

O cantor se chocou com a repercussão negativa de alguns cristãos. “Vi algo muito colorido, reconciliatório e pacífico”, avaliou. Organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris emitiram um comunicado a grupos cristãos pela cena que foi exibida durante a festa.

“Claramente, nunca houve a intenção de demonstrar falta de respeito a qualquer grupo religioso. Ao contrário, creio que [com] Thomas Jolly, realmente tentamos celebrar a tolerância comunitária”, disse a porta-voz da Olimpíada Paris 2024, Anne Descamps.

Foto do quadro A Última Ceia
Versão original de A Última Ceia, por Leonardo da Vinci | Foto: Reprodução

Porta-voz da Olimpíada de Paris endossa pedido de desculpas

“Ao observar o resultado das pesquisas, acreditamos que esse objetivo foi alcançado. Se as pessoas se sentiram ofendidas, claro, lamentamos muito, muito”, acrescentou ela.

Historiadores notaram que a performance tinha mais referências à pintura O Banquete dos Deuses, de Johann Rottenhammer e Jan Brueghel, e não à imagem cristã que retratou os momentos finais de Jesus Cristo.

Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA
    CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA

    Essas pessoas, doentes mentais, na verdade merecem pena. Deve ser muito incômodo saber que mesmo na doença serão, sempre, seres desprezíveis.

  2. Selma Rocha
    Selma Rocha

    Pq eles não tentam esse tipo de “celebração” ou “conciliação” retratando Maomé? Talvez pq o Charlie Hebdo tenha servido de lição pra essa gente amoral.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade