publicidade
Imprensa

ANJ diz que bloqueio do Twitter/X restringe 'livre trabalho da imprensa'

Associação de jornais divulgou nota na qual manifesta 'profunda preocupação' com a decisão do ministro Alexandre de Moraes

alexandre de moraes twitter
ANJ manifestou 'profunda preocupação' com a decisão de Alexandre de Moraes | Foto: Suamy Beydoun/Agif - Agência de fotografia/Estadão Conteúdo

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota na última quarta-feira, 11, na qual afirma que o bloqueio do Twitter/X afeta o trabalho do jornalismo no país e que espera que a decisão de suspensão da rede e multa de R$ 50 mil para quem acesse a plataforma por meio de VPN seja revista pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ANJ disse que tem recebido “uma série de informes de veículos e jornalistas que deixaram de ter acesso a visões, relatos e pensamentos de diferentes fontes de notícias, dentro e fora do Brasil, e que são corriqueiramente distribuídos por meio da plataforma”.

Receba nossas atualizações

+ Twitter/X: PGR defende que STF rejeite ações de Partido Novo

A associação acrescenta que uma das funções essenciais da imprensa é monitorar as redes sociais e confrontar declarações com fatos reais, para manter a população informada de maneira precisa.

“Uma das missões da imprensa é exatamente acompanhar o que se passa nas redes e fazer a devida verificação de versões e declarações, confrontando-as com fatos e dados reais.”, diz a associação.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

O bloqueio da plataforma de Elon Musk

Moraes bloqueou a plataforma em 30 de agosto, depois de Elon Musk, dono da rede social, descumprir ordem de nomear um representante legal do Twitter/X no Brasil. A “intimação” foi feita por meio da plataforma.

O bloqueio do Twitter/X foi chancelado por unanimidade na 1ª Turma do STF: votaram com Moraes os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

A determinação é válida até que a plataforma designe uma pessoa física ou jurídica como porta-voz e pague multas por descumprimento de bloqueios de perfis. O valor passa de R$ 18 milhões.

Sessão da 1ª Turma do STF
Fazem parte da 1ª Turma do STF Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes | Fotos Gustavo Moreno/STF

Leia a íntegra da nota da ANJ sobre o bloqueio do Twitter/X

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta sua profunda preocupação com as restrições ao trabalho da imprensa diante da proibição do STF de acesso à rede social X (ex-Twitter) mesmo por meio de VPNs e da ameaça de multa a veículos que precisam, por força de sua missão, monitorar o que ocorre dentro da plataforma.

A entidade tem recebido uma série de informes de veículos e jornalistas que deixaram de ter acesso a visões, relatos e pensamentos de diferentes fontes de notícias, dentro e fora do Brasil, e que são corriqueiramente distribuídos por meio da plataforma. Uma das missões da imprensa é exatamente acompanhar o que se passa nas redes e fazer a devida verificação de versões e declarações, confrontando-as com fatos e dados reais.

A proibição de acesso, portanto, atinge diretamente o dever do jornalismo profissional de restabelecer a verdade dos fatos, quando necessário.

Diante destas restrições ao livre trabalho da imprensa, a ANJ espera que o STF reveja a proibição e a eventual punição por acesso a qualquer rede social ou outra fonte de notícias.

Associação Nacional de Jornais (ANJ)


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    APARECERAM FINALMENTE !!!
    MAS O DESRESPEITRO A CONSTITUIÇÃO, A DITADURA DO ALEXANDRE DE MORAES, OS INCENDIOS DO PANTANL E AMAZONIA, ETC
    SOMENTE AGORA E PARCIAL !!!!

  2. David S
    David S

    Onde estavam estes porcarias!?
    Há tempo que estamos sendo massacrados, na nossa liberdade, e eles de matraca fechada.
    Agora que estão sendo atingidos, começam a berrar.
    Ora, vergonha é bom e não mata ninguém. ….

  3. Richard Kumpis
    Richard Kumpis

    O brasileiro é meio lento. O sapo na agua morna. É isso que querem e estão fazendo, calar e silenciar. Vamos viver na bolha do que o regime permite. A ditadura já começou e vai demorar algumas décadas para talvez recuperar a plena liberdade. Faz o L

  4. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    Primeiro, o STF calou os blogueitos, a ANJ não disse nada. Afinal, eram simples blogueiros! Depois o STF calou e aprisionou od bolsonaristas que protestavam, a ANJ não disse nada. Afinal se tratavam de “perigosos golpistas”! Mais adiante, o STF censurou o ESTADÃO, a ANJ ficou com a rabeta entre as pernocas e de cabeça baixa. Afinal, o ESTADÃO queria dar voz a um bolsonarista? Agora, o STF censurou toda a imprensa, e a ANJ o que é que faz? Fica ganindo baixinho com um filhote de viralata que é!

    ANJ, vai para a (P)onte (Q)ue (P)artiu, vai…

  5. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Vocês ainda não sabem o que acontece mais profundamente. Com o LUla e o PT querndo mudar as regras das regras sociais somados a violência do STF contra a liberdade de expressão, algo mais acontece. Ontem o facebook retirou uma postagem em qu eu compartihava um texto do meu site em 2012 e que repiquei e compartilhei no face e num grupo fechado de 26 pessoas. O texto aproveita o clima do mês de setembro da revolução farroupilha apresentando episódios e curiosidades sobre uma figura ímpar de nossa cultura: Paixão Cortes. Em 1947 ele recebeu uma série de ofensas por estar pilchado em Porto Alegre e ele resolveu se defender e também defender a tradição gaúcha. Algo que todo mundo sabe por aqui. Pois o facebook removeu o texto por entender que descumpria as regras da plataforma! PAIXÃO CORTES CANCELADO! Dá

  6. Miguel Pereira de Carvalho
    Miguel Pereira de Carvalho

    Até agora cegos sobre tudo o que estava acontecendo.

  7. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    As elites midiáticas ( folha e estadão)começaram a se mexer, assim como a elite jurídica já começou a se posicionar.

  8. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    ANJ acordando agora de um sono profundo e vendo quanto o mundo mudou e o Brasil se perdeu numa ditadura vergonhosa. Vocês não servem para nada. Voltem para cama e reiniciem o sono.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.