publicidade
História

Aconteceu em 13 de julho

Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia

13 de julho
A primeira Copa do Mundo foi celebrada no Uruguai, em 1930. Imagem/History Channel | Reprodução

Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 13 de julho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.

Mundo

  • (1586) Guerra anglo-espanhola: nas proximidades da ilha mediterrânea de Pantelleria, um comboio de navios ingleses repele com sucesso uma frota de 11 galés espanholas e maltesas;
  • (1793) Revolução Francesa: no dia 13 de julho, Charlotte Corday, católica e monarquista, mata o assassino revolucionário Jean-Paul Marat enquanto ele estava na banheira.

Brasil

  • (1640) Jesuítas: porque decidiram seguir as orientações do papa em prol da liberdade dos indígenas, os religiosos são expulsos do Colégio Jesuíta, em São Paulo;
  • (1990) Em 13 de julho é instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • (2007) Início da 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.

Política

  • (1878) Tratado de Berlim: as potências europeias redesenham o mapa dos Balcãs — região sudeste do continente na qual se localiza, por exemplo, a Grécia; como consequência, Romênia, Montenegro e Sérvia conquistam a independência do Império Otomano.
Ciência & Tecnologia
  • (1901) No dia 13 de julho, Santos Dumont, a bordo de um de seus dirigíveis, contorna a Torre Eiffel; nesta ocasião, o aviador brasileiro conheceu a princesa Isabel;
  • (1919) O dirigível britânico R34 pousa em Norfolk, na Inglaterra, completando assim a primeira viagem de volta sobre o Oceano Atlântico, em 182 horas de voo;
  • (1945) Projeto Manhattan: início da experiência Trinity, considerada o pontapé inicial da Era Nuclear.
13 de julho
Santos Dumont (no cesto do balão) e a princesa Isabel (ao centro). Imagem | Reprodução
Espiritualidade
  • (1917) Na cidade portuguesa de Fátima, ocorre a terceira das seis aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos.
Cultura Pop
  • (1930) Abertura da primeira Copa do Mundo Fifa, celebrada no Uruguai;
  • (1923) Em 13 de julho, é inaugurado o letreiro de Hollywood; o projeto de marketing foi originalmente concebido como uma propaganda de um condomínio em Los Angeles;
  • 13 de julho é o Dia Mundial do Rock; a data foi escolhida em homenagem ao concerto Live Aid, no qual várias bandas se uniram para arrecadar doações a fim de combater a fome na Etiópia.
Mortes
  • (2017) Liu Xiaobo, escritor chinês nascido em 1955. Liu foi laureado com o Nobel da Paz por combater a repressão do regime comunista chinês.

Receba nossas atualizações

“Liberdade de expressão é a base dos direitos humanos, a fonte de humanidade, a mãe da verdade”. Liu Xiaobo.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.