publicidade
Economia

Samsung ultrapassa Apple e volta a ser a maior fabricante de celulares do mundo

Empresa sul-coreana chegou a vender mais de 60 milhões de unidades em 2024, enquanto a norte-americana conseguiu pouco mais de 50 milhões

A Samsung tem 23% de participação nesse mercado; a Apple possui 21% | Foto: Reprodução/iOsWorld
A Samsung tem 23% de participação nesse mercado; a Apple possui 21% | Foto: Reprodução/iOsWorld

A Samsung recuperou sua posição como a maior fabricante de smartphones do mundo no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a consultoria International Data Corporation (IDC). A empresa superou a Apple, que havia liderado o mercado recentemente.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Receba nossas atualizações

As vendas do iPhone caíram 10%, ou 50,1 milhões de unidades. Isso representa 21% de participação no mercado. Do lado oposto, a Samsung alcançou uma participação de 23% do mercado, com 60,1 milhões de smartphones vendidos.

Além da Samsung e da Apple: o crescimento das fabricantes chinesas de smartphones

O crescimento mais significativo no mercado de smartphones veio de fabricantes chineses. A Xiaomi, por exemplo, registrou um aumento de 34% nas vendas e conquistou uma participação de 14%.

Por sua vez, a Transsion, com sede em Shenzhen e responsável pelas marcas Tecno, Itel e Infinix, se destacou como a fabricante de smartphones com o crescimento mais rápido. A empresa aumentou suas vendas em 85%, com 25,2 milhões de unidades vendidas. Com esse resultado, a Transsion assumiu a quarta posição em volume de vendas, à frente da concorrente chinesa Oppo.

Mudanças nas empresas do setor de smartphones

Nabila Popal, diretora de pesquisa do IDC, destacou a mudança de poder entre as principais empresas do setor, com a Xiaomi se recuperando e a Transsion consolidando sua presença entre as cinco primeiras.

Enquanto as vendas globais de smartphones aumentaram 8%, em relação ao ano anterior, a Apple enfrentou dificuldades para acompanhar essa recuperação. Neste ano, as ações da empresa norte-americana caíram cerca de 5%.

Leia também: “Apple demite mais de 600 funcionários ao cancelar projeto de carro elétrico”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.