publicidade
Economia

Reforma trabalhista volta à pauta

Defesa do governo ao programa Carteira Verde e Amarela reacende defesa por uma nova reforma trabalhista adaptada ao pós-pandemia. Novo está engajado no debate e propõe medidas de recontratação no atual período

Carta presa Colmeia
Deputado federal Marcel van Hattem Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Defesa do governo ao programa Carteira Verde e Amarela reacende defesa por uma nova reforma trabalhista adaptada ao pós-pandemia. Novo está engajado no debate e propõe medidas de recontratação no atual período

Deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) é autor de projetos de lei que sugerem flexibilizar a legislação trabalhista para possibilitar a recontratação de trabalhadores
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

As reformas tributária e administrativa não são as únicas prioridades econômicas no horizonte. Reformas setoriais, como as do saneamento e gás, também estão no radar da equipe econômica e do Novo. Outro assunto que entrará em pauta na reunião que o partido terá em dias com o ministro da Economia, Paulo Guedes, é uma nova reforma trabalhista.

Receba nossas atualizações

O objetivo é projetar pautas trabalhistas para impulsionar a retomada econômica. As reformas tributária e administrativa vão ajudar a reconfigurar a estrutura da máquina pública dentro de um novo modelo de arrecadação, mais simples, que buscará estimular a contratação por meio da desoneração da folha de pagamento.

Mas a equipe econômica avalia que, sem medidas de estímulo ao emprego, só isso não bastará. Emprego é injeção de receita, consumo, produção e geração de riquezas na veia econômica. São flexibilizações trabalhistas que poderão estimular as empresas a contratar. O ânimo dos empregadores, evidentemente, ficará condicionado ao ritmo da atividade.

A flexibilização tende a sinalizar, entretanto, estímulos de confiança aos empresários na medida em que se garante segurança jurídica para contratar. É o que Guedes mais deseja. Inclusive, prepara uma remodelagem ao programa Carteira Verde e Amarela, originalmente apresentado por meio da Medida Provisória (MP) 905/19, que caducou no Congresso.

Microrreformas

O Novo é sensível à pauta, mas vai defender a Guedes a necessidade de se aprovar microreformas até que o governo formalize seu programa econômico para a área trabalhista. A análise é de que o país precisa dar ao mercado as condições e estímulos para se manter o emprego, mas sem onerar ainda mais o caixa das empresas.

Um dos assuntos a ser debatidos com o governo é a ampliação da possibilidade de recontratação de trabalhadores no atual cenário de pandemia. O anacronismo da legislação trabalhista proíbe recontratar funcionário antes de completados três meses e impõe ao patrão o pagamento verbas rescisórias. A depender do salário e do tempo de “casa” do empregado, tais custeios tendem a empurrar uma empresa à falência. Sobretudo no ambiente de pandemia.

O Novo apresentou dois projetos de lei para flexibilizar as duas coisas e reforçar o emprego no atual cenário. São os PL 3078/20 e o 3173/20, minirreformas adaptadas ao atual período. Os textos autorizam a demissão mediante liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pagamento de 10% da multa rescisória visando à recontratação em até 89 dias.

Acordo

Na ausência do acordo, o empregado receberá na integralidade todas as verbas rescisórias. Celebrado o acordo, o trabalhador que tiver o contrato extinto poderá ser recontratado em até 89 dias, contados da data da rescisão, sem nenhuma penalidade para as partes. Não havendo a recontratação, o patrão deverá pagar as demais verbas integralmente.

Autor dos dois projetos, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) defende a manutenção de algumas medidas trabalhistas aprovadas por agora e a elaboração de outras no pós-coronavírus. “Precisamos pensar em medidas para que a economia possa gerar postos de trabalho. Para sairmos dessa crise com rapidez, será absolutamente necessário que tenhamos foco nas reformas, talvez até uma nova trabalhista”, defende.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Ruy Quintão
    Ruy Quintão

    A minha experiência, com empresas e empresários estrangeiros, mostra que o principal entrave para o desenvolvimento de seus negócios por aqui é a excessiva e insana regulação trabalhista e fiscal (nessa ordem).

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade