publicidade
Economia

'Prévia do PIB' do Banco Central sobe 1,1% no 2º trimestre em 2024

Contudo, crescimento desacelerou em relação ao primeiro trimestre

Taxa de juros subiu para 12,25% | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Para 2027, os economistas mantiveram a estimativa em 10,50% | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira, 16, que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,1% no segundo trimestre de 2024. O resultado foi calculado com ajuste sazonal, comparando-o com os três primeiros meses do ano.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

O crescimento desacelerou em relação ao primeiro trimestre, quando o índice aumentou 1,5%. Esse é o terceiro trimestre consecutivo de alta do IBC-Br, depois de uma queda de 0,8% no terceiro trimestre de 2023.

Em junho, o IBC-Br teve uma expansão de 1,4% em comparação com maio, quando houve registro de um crescimento de 0,4%. Este também é o terceiro mês consecutivo de crescimento, depois de uma queda de 0,2%, em março.

+ A importância da soja para o PIB agropecuário brasileiro

Em relação a junho de 2023, o índice subiu 3,2% sem ajuste sazonal. No acumulado dos primeiros seis meses de 2024, o IBC-Br cresceu 2,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos 12 meses até junho, a expansão foi de 1,6%, também sem ajuste sazonal.

Indicadores econômicos do Banco Central e impacto no crescimento

Os resultados do IBC-Br são vistos como uma “prévia do PIB”, embora o cálculo do Banco Central incorpore estimativas para agropecuária, indústria, serviços e impostos, mas não o lado da demanda, como faz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O IBC-Br é uma ferramenta usada pelo BC para definir a taxa básica de juros. Com o crescimento econômico, pode haver mais pressão inflacionária, influenciando a manutenção ou aumento dos juros.

+ Regra de Lula para salário mínimo compromete ganhos da reforma da Previdência

Atualmente, a Selic, taxa básica de juros da economia, está em 10,5% ao ano, depois de duas manutenções consecutivas. O Banco Central afirmou recentemente que “não hesitará em elevar a taxa de juros”, se necessário.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade