publicidade
Economia

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias

Novo valor, que representa diminuição de pouco mais de 3%, começa a valer na quinta-feira 15

IPCA inflação
Aumento da gasolina impactou setor de transportes e IPCA-15 | Foto: Pedro França/Agência Senado

A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 14, a redução no preço médio da gasolina vendida para as distribuidoras, de R$ 3,19 para R$ 3,09 o litro. O novo valor, que representa uma diminuição de pouco mais de 3% (R$ 0,10 por litro), começa a valer na quinta-feira 15.

De acordo com a companhia, o ajuste é consequência, em parte, da evolução dos preços no mercado internacional e da taxa de câmbio, “que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina”.

Receba nossas atualizações

No comunicado divulgado hoje, a Petrobras “reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos, com as volatilidades externas e com a taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”.

A Petrobras, pelo menos até este momento, não informou reajuste nos preços dos outros combustíveis.

O último reajuste de preços realizado pela estatal havia sido anunciado no fim de outubro. Na ocasião, o aumento foi de 7,04% para a gasolina e 9,15% para o diesel.

As alterações feitas pela Petrobras não afetam, necessariamente, os preços nas bombas. O valor final depende também de impostos e margens de distribuidores e revendedores.

Declarações de Bolsonaro

No início deste mês, a Petrobras se manifestou, por meio de nota, afirmando que ainda não havia tomado nenhuma decisão a respeito de mudanças nos preços dos combustíveis.

A empresa estatal se posicionou depois de declarações do presidente Jair Bolsonaro no dia 5 de dezembro. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse o chefe do Executivo na ocasião.

“A Petrobras monitora continuamente os mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais”, informou a companhia. “A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado.”

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Peço a revista oeste que faça uma matéria demonstrando que no preço da gasolina comum nas bombas R$6,72 com base em levantamento de 5 a 11/12, a Petrobras recebe R$2,33 por 73% de gasolina A, e os Usineiros recebem R$1,04 por 27% do álcool anidro, que compõe a gasolina comum. Logo, o preço por lt. da gas. A é R$2,33/0,73=R$3,19 e o do álcool anidro é R$1,04/0,27=R$3,85, portanto 20,7% maior que o da gas.A.
    O ICMS dos governadores que nada produzem é R$1,77 ou 76% da gas. A, e 52,5% do composto total de R$3,47 . Os impostos federais são fixos de R$0,69 por lt. desde 2019, e a Dist./Revenda R$0,89, totalizando os R$6,72.
    Afinal senhores políticos e imprensa idôneos, quem são os vilões na inflação de preços dos combustíveis, anteriormente a Petrobras?
    É necessário que a boa imprensa da revista oeste, jovem pan e gazeta do povo ajudem o Bolsonaro, que é a única autoridade que enfrenta essa desinformação, a esclarecer o consumidor.

  2. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Já faz tempo que ouço essa notícia, inclusive da boca do Bozzo, afirmando que reduziu os impostos ao máximo e que não há como reduzir mais, teriam que cobrar dos governadores. Então como não tinha como reduzir o preço dos combustíveis nas refinarias, como ainda está reduzindo? Explica isso daí, Bozzo!

    1. Julio José Pinto Eira Velha
      Julio José Pinto Eira Velha

      Isso é não ter o que fazer, e vir fazer aqui. Não adianta mais explicação para quem se recusa a entender, não sei se por conveniência, ou outra deficiência.

  3. Sérgio
    Sérgio

    Interessante como privatizaram a política de preços dessa estatal. Aparelhamento? Parece que sim.

    1. Leonardo Janussi Sampaio
      Leonardo Janussi Sampaio

      Sergio, seu comentário é carregado de ambiguidade. Como pode privatizar e aparelhar? Escolhe aí! Uma coisa ou outra, as duas não se misturam.
      A Petrobras foi completamente desaparelhada, ganhou uma gestão profissional e liberdade de atuação. Hoje ela trabalha de acordo com o mercado, por isso a oscilação nos preços para mais e para menos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade