publicidade
Economia

Paulo Guedes e o mistério do dinheiro em caixa

"Não serão impactados os resultados fiscais deste ano", garantiu o ministro

Paulo Guedes e o mistério do dinheiro em caixa
O ministro da Economia, Paulo Guedes | Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Um dos mistérios mais discutidos hoje nas rodas econômicas é: como o governo está gastando cada vez mais com programas sociais e está com cada vez mais dinheiro em caixa? Paulo Guedes, ministro da Economia, esclareceu o mistério na última terça-feira, 12, durante uma audiência com senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo Guedes, a chamada PEC das Bondades é muito diferente da ideia debatida anteriormente neste ano, de criação de um fundo de estabilização para o preço de combustíveis, apelidada pelo próprio ministro de ‘PEC Kamikaze’. Guedes disse que o novo texto é mais amplo e vai respeitar os limites fiscais da atuação do governo federal.

Receba nossas atualizações

Dinheiro em caixa

“As estatais davam prejuízo de R$ 40 bilhões ao ano nos governos anteriores”, afirmou Guedes. “Nós conseguimos gerar um resultado de R$ 188 bilhões. Isso é quase cindo vezes maior do que o prejuízo que as estatais davam antes”. Segundo o ministro, os dividendos da Petrobras foram de R$ 33 bilhões e, os do BNDES, de R$ 15 bilhões. “Nós estamos chegando a quase R$ 50 bilhões de uma PEC de R$ 41 bilhões”, explicou. “Um dos membros da nossa equipe um dia falou: ‘nossa, que coincidência, parece milagre, de um lado nossas despesas com o social foram aumentando e, do outro, os resultados também foram crescendo’. Não é milagre. Foi um trabalho duríssimo de um ano e meio para encaixar as duas coisas”.

Relacionadas

Para o ministro existem grandes diferenças entre a PEC Kamikaze e a PEC das Bondades. A segunda, de acordo com Guedes, usa conceitos corretos e transferência de renda direta, em vez de subsídios indiretos, socialmente regressivos e que ultrapassariam duas vezes o teto de gastos. “Não serão impactados os resultados fiscais deste ano”, garantiu. “Nós estamos repassando o excesso de arrecadação e os resultados extraordinários de dividendos de estatais. Nós já protegemos as gerações futuras. Agora temos que proteger também os vulneráveis das gerações presentes”.

Leia mais sobre:

31 comentários
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Governo anterior era de assaltantes dos cofres

  2. José Roberto Souza Da Veiga
    José Roberto Souza Da Veiga

    Tudo isso é fruto de um governo consencioso que quer o bem do povo sem demagogia.

  3. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Guedes dá um show! Os larápios ficam babando atrás desse “”desperdício”” de oportunidade de meter a mão!

  4. José Camargo
    José Camargo

    O gado pé duro prima sempre pela desonestidade intelectual.O déficit primário em 2020 foi de 743 bilhões;em 2021, 35 bilhões; ou seja,95% menor que o ano anterior.Nesse período,em plena pandemia, a receita líquida do governo central subiu 21,2% em 2021, em R$ 289,1 bilhões e a despesa total caiu 23,6%, R$ 522,2 bilhões.Ou seja:mesmo com todo o gasto com a pandemia(auxílio emergencial,vacinas etc,tc) houve redução drástica do rombo das contas públicas.E como todo esquerdista, cuja especialidade é sempre distorcer os fatos e mentir,você ignorou o fato de que o Brasil opera no vermelho desde 2014.A partir do governo Bolsonaro isso vem caindo drasticamente ano a ano,apesar da pandemia e da guerra.Ou seja:as contas públicas estão sob controle.Isto tem nome:gestão séria e competente.

  5. José Camargo
    José Camargo

    É muito simples.Sem roubalheira o dinheiro aparece.

  6. Daniel BG
    Daniel BG

    Fantástico, ministro. Somente congratulações para essa conquista. Mas, mesmo assim, as estatais devem ser privatizadas para que aqueles que querem o retorno de toda aquela roubalheira percam, mais e mais, seus instintos agressivos contra um mercado livre.

  7. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Agora, Paulo Guedes tem que pedir para o presidente Bolsonaro que ainda apoio, que pare de fazer o palavreado politico de Pacheco e Lira contra a Petrobras. Os dividendos que Bolsonaro furiosamente critica os acionistas minoritários e os fundos de pensão de estrangeiros, são na proporção da sua participação, os mesmos que a UNIÃO (R$33 bi) e o BNDES/BNDESPAS (R$ 15 bi) receberam e que são resultado de trabalho duríssimo de 1 ano e meio para encaixar as duas coisas.
    Portanto Paulo Guedes diga a querido presidente Bolsonaro que pare de falar bobagens sobre a diretoria e acionistas minoritários da Petrobras, e que PPI é também praticada pelo empresariado privado AGROPECUÁRIO que exporta TRIGO quando temos que importar para o abastecimento interno. Logo, o nosso pãozinho custa PPI (commodities TRIGO e US$). Só os políticos não sabem ou são HIPOCRITAS. Quando governadores dizem que eles não aumentaram as alíquotas dos combustíveis e a praticam sobre a somatória dos preços da PETROBRAS, dos USINEIROS, da DIST./REV., estão sim aplicando a PPI em suas receitas tributarias, assim como os Usineiros e a DIST/REV. Basta se alfabetizarem em aritmética simples, percentual e regra de 3. Quanta ignorância. Pior é que levam grande parte de consumidores a considerar a Petrobras a VILÃ da inflação dos combustíveis. Basta ver agora com a redução LEGAL do ICMS dos combustiveis, a importante redução nos preços das bombas. a proposito, vi a mais recente cotação de preços nas bombas da ANP de 03 a 09/07 com a seguinte composição dos agentes: GASOLINA COMUM =R$6,49/ Petrobras R$2,96/ ICMS R$1,03/ Dist.Rev.R$1,58/ Imp.Fed. R$ zero/ Usineiro (álcool anidro) R$0,92. Dá para entender que DIST/REV. cobre R$1,58 p/lt. quando cobrava no período de 05 a 11/06 R$1,04? Aonde estão os políticos? Presidente Bolsonaro, fuja deles e pare de falar besteira, nós estamos ao seu lado.

  8. Delio Domingos Bortolin
    Delio Domingos Bortolin

    Estou ficando velho e lerdo. No final dos comentários é que descobri que bichard é o idiota que apoia o ladrão.

  9. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Quem acompanha meus posts …já tinha falado sobre esse “milagre” de COMPETÊNCIA E HONESTIDADE INTELECTUAL.
    Sintetizando!
    Paulo Guedes BOTOU o REAL para TRABALHAR/circular.
    COMO?!
    Eliminou MUIiiiToooo a corrupção. Corrupção sempre existirá…até no Japão tem!
    o Segredo é a sua dimensão e combate.
    A corrupção concentra renda em poucas pessoas…elas NÃO CONSEGUEM GASTAR por mais que se esforcem em diárias de 6 mil reais, passagens de primeira classe jatinhos, carros,, relógios, mansões, restaurantes caríssimos….então estocam dinheiro em paraísos fiscais. ISSO NÃO FAZ O DINHEIRO RODAR pela economia.
    Dando dinheiro para quem realmente precisa e GASTA para sobreviver internamente, faz a roda econômica girar (o real trabalhar), gerando mais renda, conforto, educação,, laser e PRODUTIVIDADE.
    FORAM 500 bilhões poupados em 3 anos com a diminuição drástica da corrupção e a alta deficiência econômica que esta causa na sociedade.
    Dinheiro que girou rápido e criou mais renda e voltou em forma de aumento de arrecadação, pois a base da pirâmide…GASTA PARA sobreviver e comprar aquilço que ainda não tem…Televisores por exemplo.

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      ONDE SE CONCENTRA A CORRUPÇÂO e DEFICIÊNCIA ECONÔMICA no BRASIL??

      NAS OBRAS de infraestrutura…nas empreiteiras. Só tem 2 segmentos que ganham MUITO com isso…obviamente empreiteiras…e BANCOS!
      São os únicos setores econômicos que vicejam com a CARÊNCIA de infraestrutura civilizatória/produtiva no Brasil…TODOS os outros setores produtivos…SOFREM!
      Agricultores, CallCenter/comércio, industria.
      Vejam do porque a produtividade Norte Americana é 5 vezes MAIOR que a brasileira ..
      Pesquisem! Destino Manifesto (ligação costa Pacifico/Atlântico/Canal Panamá, O incrível estratégico Rio MISSISSIPI e seus pântanos, processo de criação da ferrovias e AÇO nos EUA…
      Vem dai a estupenda produtividade norte americana. INFRAESTRUTURA ESTRATÉGICA…de gente que sabe PENSAR UMA NAÇÃO.
      E esses povos desenvolvidos e hegemônicos no mundo…sabendo disso….boicotam a construção de infraestrutura em potenciais “rivais” futuros. ATRAVÉS DE ONGs e sabotagem econômica (negar dinheiroFMI)/industrial (negar tecnologia).
      Nenhum ser humano é mais produtivo 2 vezes mais que os outros… a produtividade extemporâneas de seres humanos ou é devido a escravidão (baixos salários) ou é que este tem acesso a meios produtivos sofisticados.. O ferramental.

    2. José Camargo
      José Camargo

      Corrupção de estado sempre existirá,mas pode ser combatida e reduzida drasticamente.O que não pode existir jamais é a corrupção de governo.

  10. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    Oba, o idiota se manifestou. Cara, vocês só sabem roubar e gastar. Vá estudar, depois comece a trabalhar, que você vai se sentir feliz com o resultado.

  11. Livia Pereira Lacerda
    Livia Pereira Lacerda

    Parabéns ao ministro Paulo Guedes pela sua atuação incrível frente ao ministério da economia. Parou a roubalheira apareceram os lucros. O Brasil nunca esteve tão bem. Fico me perguntando pq existem pessoas q negam a realidade e querem o “Petê” de volta ao poder…
    Não dá pra compreender como ainda existem pessoas q defendem o “lulismo”.
    A mão de Deus está sobre este país! Avante presidente capitão Jair Messias Bolsonaro!

  12. Adair Nogueira Filho
    Adair Nogueira Filho

    Amigos, os néscios oportunistas reclamam da falta de reajuste na tabela do imposto de renda, mas, o projeto enviado pelo governo ao congresso há um ano, se encontra na gaveta do “Pachequim Tio Patinhas” que só cuida dos seus honorários da tragédia de Brumadinho. Quanta canalhice.

  13. Gui
    Gui

    A resposta por todo seu despeito e inveja que tem desse governo e não do seu ladrão de nove dedos é bem simples: ” uma manjuba bem bangolenta “! Kkkkkkk

  14. Enoch Bruder
    Enoch Bruder

    Esse seu papo é de stand up de show de humor de quinta categoria!! Só pra agente se divertir mesmo viu? Continue por favor! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  15. R Fortes
    R Fortes

    É uma questão de aritmética simples, nem precisaria de matemática para explicar.
    Basta competência, honestidade e vergonha na cara para confessar que entendeu.

  16. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Quando tenho que opinar em quem votarei na próxima eleição, tenho dito “Paulo Guedes, ministro da economia de 2023 a 2026”.

  17. Marcos
    Marcos

    Precisamos de mais quatro anos de seu Jair + Posto Ipiranga. Paulo Guedes e sua equipe realmente tem a resposta para tudo. Parabéns!

  18. Finlab
    Finlab

    Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  19. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Deu certo. E não foi sorte.
    Antes de tudo competência, tino para cuidar da coisa pública.
    Integridade.
    Estabilidade e confiança adquiridos.
    Parabéns a todos. Ganha neste caso o povo, que confiou seus votos em Bolsonaro.
    Agora em 22, tecle 22.
    E cuidado com os deputados federais e senadores, de olho nos partidos políticos, para que Rodrigo Pacheco não seja reeleito, e de sorte que impatrioticos da mesma envergadura de pachquim, Alcolumbre e Botafogo, jamais ocupem lideranças nas casas legislativas.

    1. Manfred Trennepohl
      Manfred Trennepohl

      José Ângelo, concordo contigo. Trabalho, aliado a honestidade, igual a resultados. No mais, seguir as dicas do José. Votar corretamente para Presidente, Senador, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais. Tem que haver um alinhamento entre estes. STF vai ter outra solução após as eleições.

  20. Frederico F. Ferreira
    Frederico F. Ferreira

    Me surpreendo com sua inteligência. Não estava entendendo o que o Super Ministro Paulo Guedes explicou…. Menos despesas + Receita, Maior Lucro, déficit, superavit… é muita complicação para a minha cabeça. Com sua magnífica explicação, ENTENDI TUDO ! ufa… !!! E melhor…. agora sei até que tem shopping de votos ! blz.

    1. carlos roberto de moura
      carlos roberto de moura

      Boa, Frederico! A oposição saliva desesperada com esses resultados. Sonham alucinados em colocar novamente as mãos às vezes cheias de dedos nesse dinheiro todo. O maior obstáculo é o povo, atento e unido, apesar das narrativas, apoios cabulosos, interesses inconfessáveis, etc.

  21. João Mário
    João Mário

    O bichardo é como todo petista comunista que não sabe a diferença de mil, milhão, bilhão, trilhão…5 trilhões (5.000.000.000.000) foi a dívida deixada pelo pt-mdb

  22. José Arnaldo Amaral
    José Arnaldo Amaral

    Guedes é o ” marlin” da economia brasileira. A esquerdalha entontece com a cartola do ministro. Todo castigo é pouco para a cambada comuno lulista…

    1. FABIO PERNA
      FABIO PERNA

      O Estado deve ser gerido como uma empresa. É importante não permitir que roubem. Na era PT, PSDB, MDB e outros que ali passaram o interesse foi sempre roubar e roubar. Neste governo isso não acontece e como a arrecadação é monstruosa tem dinheiro para fazer tudo. Agora se voltar a esquerda, a roubalheira volta. Então em 22 é Bolsonaro 22.

  23. Agnaldo
    Agnaldo

    Mistério? Explico…

    À esquerda é absolutamente inconcebível imaginar q algum governo seja capaz de fazer alguma coisa sem roubar.

    O governo federal nunca teve tanto dinheiro. Como é possível?
    Resposta: temos um dos melhores economistas do mundo (antimarxista e conservador) q tem a confiança de um presidente antimarxista e conservador, corrupção zero, privatizações e concessões, ministérios técnicos, altíssimos investimentos estrangeiros baseados na credibilidade de Bolsonaro e sua política de liberdade econômica, facilidade de contratação, previsibilidade orçamentária, austeridade fiscal.
    Tudo isso permite redução de impostos e faz o governo restituir ao país em serviços, jamais clientelismo (coisa q todo esquerdista adora).

    Isso leva a esquerda ao desespero total, pois tudo isso são palavras desconhecidas à esquerda, q só sabe estourar o dinheiro produzido pelos outros.

    O povo sabe disso e é a razão de apoiar maciçamente o governo Bolsonaro.

  24. Amauri Cafaci Colombini
    Amauri Cafaci Colombini

    Parabéns ao Grande Ministro PAULO GUEDES e sua equipe, mas precisamos de uma reforma tributária, pois não aguentamos a carga tributária, principalmente a tabela do IR que esta desde 2015 sem alterações. . .

  25. Bottom Layer
    Bottom Layer

    Em resumo…..FOI SÓ PARAR DE ROUBAR QUE DEU TUDO CERTO.

    Está aí a prova de que todos os governos anteriores ao do Mito eram dominados por bandidos.

    Casa limpa não tem sujeira.

  26. maisvalia
    maisvalia

    Todo petista além de ladrão é burro e não entende nada de economia, né bichard?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade