A nova tarifa de água e esgoto nas cidades atendidas pela Sabesp entrou em vigor na quinta-feira 1º. O reajuste ficou cerca de 15% abaixo do valor que seria cobrado caso a empresa tivesse permanecido estatal. Não há aumento real para o consumidor.
A revisão considera somente a variação inflacionária acumulada de julho de 2024 a outubro de 2025, sem acréscimos acima da inflação. O objetivo é preservar o equilíbrio econômico-financeiro do serviço, sem encarecer o custo real da conta.
Receba nossas atualizações
+ Tarcísio faz balanço positivo da privatização da Sabesp
Mesmo com a atualização, a tarifa ficou aproximadamente 15% inferior à projetada para 2026 no modelo anterior à desestatização. A revisão foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo.
Com isso, a tarifa residencial passa a ser de R$ 6,40/m³ em 371 municípios atendidos. No cenário estatal, o valor estimado seria de R$ 7,36/m³.
Modelo pós-privatização da Sabesp

A diferença decorre do novo modelo regulatório, que combina controle rigoroso de investimentos, uso do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento e mecanismos contratuais de estabilidade tarifária até a universalização, prevista para 2029.
Desde julho de 2024, a Sabesp investiu cerca de R$ 15 bilhões em saneamento — sendo R$ 10,4 bilhões de janeiro a setembro de 2025, alta de 151% na comparação anual.
O modelo impede repasses automáticos desses investimentos à tarifa e só permite compensação por valores já realizados e auditados.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste






































Não é fácil concertar a desgraça que a esquerda promove! Lembra da telesp?
O Tarcísio afirmou que ia ABAIXAR. ESSA foi a promessa quando privatizou. Portanto, qualquer aumento de tarifa e piora nos serviços, como as reclamações dos clientes deixam claros, não passa de mentira de campanha do Tarcísio, esse incompetente que só sabe privatizar (mal), piorar qualidade dos serviços públicos e lotar são Paulo de pedágios.
Inflação meu caro…se não sabe de cálculos de finanças e nem juros compostos ou a simples regra de 3;;;Não fale bobagens!
Todas as empresas privatizadas NECESSITAM DE 5 ANOS para limpar a escória feudal que dominavam guetos orçamentários relevantes e vultosos. 5 ANOS! para termos uma RMSP digna e livra do mal cheiro.
Quanto a escassez de água…é reduzir perdas (35%) e investir em armazanação.