publicidade
Economia

Nova tarifa da Sabesp entra em vigor; reajuste é menor do que se empresa continuasse estatal

Revisão repõe apenas inflação do período de julho de 2024 a outubro de 2025, sem aumento real para o consumidor

Caixas d'água com o logotipo da Sabesp
Caixas d'água da Sabesp | Foto: Divulgação/Sabesp

A nova tarifa de água e esgoto nas cidades atendidas pela Sabesp entrou em vigor na quinta-feira 1º. O reajuste ficou cerca de 15% abaixo do valor que seria cobrado caso a empresa tivesse permanecido estatal. Não há aumento real para o consumidor.

A revisão considera somente a variação inflacionária acumulada de julho de 2024 a outubro de 2025, sem acréscimos acima da inflação. O objetivo é preservar o equilíbrio econômico-financeiro do serviço, sem encarecer o custo real da conta.

Receba nossas atualizações

+ Tarcísio faz balanço positivo da privatização da Sabesp

Mesmo com a atualização, a tarifa ficou aproximadamente 15% inferior à projetada para 2026 no modelo anterior à desestatização. A revisão foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo.

Com isso, a tarifa residencial passa a ser de R$ 6,40/m³ em 371 municípios atendidos. No cenário estatal, o valor estimado seria de R$ 7,36/m³.

Modelo pós-privatização da Sabesp

Sabesp
Desde julho de 2024, a Sabesp investiu cerca de R$ 15 bilhões em saneamento | Foto: Flickr/Sabesp

A diferença decorre do novo modelo regulatório, que combina controle rigoroso de investimentos, uso do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento e mecanismos contratuais de estabilidade tarifária até a universalização, prevista para 2029.

Desde julho de 2024, a Sabesp investiu cerca de R$ 15 bilhões em saneamento — sendo R$ 10,4 bilhões de janeiro a setembro de 2025, alta de 151% na comparação anual.

O modelo impede repasses automáticos desses investimentos à tarifa e só permite compensação por valores já realizados e auditados.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Roberto Lopes Bezerra
    Roberto Lopes Bezerra

    Não é fácil concertar a desgraça que a esquerda promove! Lembra da telesp?

  2. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    O Tarcísio afirmou que ia ABAIXAR. ESSA foi a promessa quando privatizou. Portanto, qualquer aumento de tarifa e piora nos serviços, como as reclamações dos clientes deixam claros, não passa de mentira de campanha do Tarcísio, esse incompetente que só sabe privatizar (mal), piorar qualidade dos serviços públicos e lotar são Paulo de pedágios.

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      Inflação meu caro…se não sabe de cálculos de finanças e nem juros compostos ou a simples regra de 3;;;Não fale bobagens!
      Todas as empresas privatizadas NECESSITAM DE 5 ANOS para limpar a escória feudal que dominavam guetos orçamentários relevantes e vultosos. 5 ANOS! para termos uma RMSP digna e livra do mal cheiro.
      Quanto a escassez de água…é reduzir perdas (35%) e investir em armazanação.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.