publicidade
Economia

Não existe economia socialista de mercado

É o que afirma Ubiratan Jorge Iorio, em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste

Foto: Montagem com imagem Shutterstock/Revista Oeste

Em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste, Ubiratan Jorge Iorio argumenta que não há economia socialista de mercado. Para comprovar sua tese, o colunista usa a China como exemplo. “Quem dá todas as cartas, na política, na economia, nos costumes, no número de filhos e em praticamente tudo, é o Partido Comunista”, afirma Iorio.

Leia um trecho

“Quem ainda não ouviu a falsa narrativa de que a economia chinesa é um caso bem-sucedido de ‘socialismo de mercado’ ou ‘economia socialista de mercado’? Ora, alguém que afirma algo desse tipo mostra que não sabe nem o que é socialismo e muito menos o que é economia de mercado. Sob o ponto de vista da lógica, a possibilidade de convivência entre ambos não existe. Os problemas de organização econômica da sociedade não se apresentam em termos contrários, mas contraditórios. Termos contrários admitem um termo intermediário: entre frio e quente, existe ‘morno’. Entre fechado e aberto existe ‘semiaberto’. Entre branco e preto, existe ‘cinza’, etc.”

Receba nossas atualizações

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 80 da Revista Oeste vai além do artigo de Ubiratan Jorge Iorio. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Cristyan Costa e Paula Leal, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Edilson Salgueiro e Afonso Marangoni.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.