publicidade
Economia

Lula afirma que privatização da Eletrobras foi 'crime de lesa-pátria'

Para petista, é mentira acreditar que 'destruir' o que pertence ao Estado é benéfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira, 26, que a privatização da Eletrobras foi um “crime de lesa-pátria”. Em seu discurso durante um evento sobre transição energética, Lula afirmou que desejava que a companhia tivesse a mesma relevância que a Petrobras possui atualmente.

“Eu sonhei que a Eletrobras seria uma coisa tão importante quanto a Petrobras neste país”, disse Lula. “Eu sonhei com isso. E é com muita tristeza que eu volto à Presidência da República e encontro a Eletrobras privatizada. Na verdade, não a privatizaram, cometeram um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro entregando uma empresa dessa magnitude.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Lula afirmou que é uma mentira acreditar que “destruir” o que pertence ao Estado é benéfico. Ele aproveitou o discurso para enfatizar que retornou ao governo com o objetivo de fazer a Petrobras entender que não é apenas uma empresa de petróleo, mas também de investimentos.

“Então, isso de destruir tudo que o Estado pode fazer achando que o setor privado é melhor é mentira”, declarou. “Setor privado tem que ser bom, e o Estado tem que ser bom. Eu não quero Estado máximo nem Estado mínimo, eu quero Estado que cumpra com a sua função de Estado”, declarou.

Leia também: “Governo Lula pede ao STF prazo maior para acordo em ação contra a Eletrobras”

Lula é crítico da privatização da Eletrobras

Essa não é a primeira vez que Lula critica a venda da Eletrobras. Em março de 2023, ele mencionou a possibilidade de o Estado retomar o controle da empresa, mas reconheceu que essa não seria uma operação simples.

“É uma situação difícil”, afirmou na ocasião. “Sei que já tem fundo que pensa em vender. Mas eu espero, se a gente um dia tiver condições, que a gente volte a ser o dono da maior empresa de energia que este país tem.”

Leia também: “Privatizada, Eletrobras reverte prejuízo e apresenta lucro no 4º trimestre de 2023”

A Eletrobras foi privatizada em junho de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, o governo colocou as ações da empresa à venda e reduziu a participação na companhia de 65% para 42%.

Leia mais sobre:

19 comentários
  1. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    SE ME PERMITIDO FOSSE, EU PRIVATIZARIA ATÉ O PALÁCIO DA ALVORADA !!!

    1. Antônio de Padua de Oliveira
      Antônio de Padua de Oliveira

      E LULA QUE RECORRESSE AO PROGRAMA MINHA CASA MINHA DÍVIDA !!!

  2. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    A Vale antes da privatização era um sumidouro de recursos.
    Esse ser desprezível com empresas estatais quer apenas arrumar emprego pra companheirada.
    O Estado é o pior empresário do mundo em qualquer regime de governo, se for da esquerda o desastre é garantido.

  3. Luciano Costa
    Luciano Costa

    MEU É INACREDTÁVEL COMO PODE UM LADRAO DESSES FICAR INDGNADO COM PRIVATIZAÇOES,ESSE VÉI ASQUEROSO…SE UMA EMPRESA PÚBLICA É INEFICIENTE E COMEÇA DAR PREJUIZOS É MELHOR PRIVATIZAR E DIEXA-LA NAS MAOS DE GESTORES PRIVADOS COMPETENTES..
    DO QUE NAS MAOS DESTE DESGOVERNO CORRUPTO,QUE SÓ QUER AS EMPRESAS PÚBLICAS PRA FAZER DE CABIDE DE EMPREGO PARA OS CUMPANHEIROS LARÁPIOS QUE NEM ELE..

  4. Jose nelson lopes dos santos
    Jose nelson lopes dos santos

    Por wue a Oeste continua dando rspaço ao ladrso?
    Sò fala asneira.

    1. Luciano Costa
      Luciano Costa

      NÉ É PRA ACABAR…TEM QUE SER TOLERANCIA ZERO PRA CORRUPTOS

  5. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Falou a voz da corrupção! Ladrão, cachaceiro e agora ” REI DA MANSIDÃO” ( marido de mulher que pertence ao meu amigo)!

  6. Hermes
    Hermes

    E tem quem seja especialista em crimes de lesa pátria, na cara de pau, expert em corrupção ativa, passiva, direta, indireta, vertical, horizontal, em cadeia, cruzada, cooperada, terceirizada, através de familiares e amigos, testas de ferro, laranjas, etc, etc, etc, etc

  7. Route 66
    Route 66

    Todos sabemos o que foi realmente crime de lesa-patria nesse país

  8. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Esse ladrão velho tem um anus no cara, ao invés de uma boca. Só diz fezes e Lesa-Pátria foi ele ter sido colocado na presidência novamente… Não sabe nem falar (privatizá a Eletobás)

  9. ROGILDO GALLO
    ROGILDO GALLO

    Lulla é crítico de privatizações porque ele e sua trupe são os grandes sanguessugas de nosso País. Eles são como ervas daninhas, que destroem tudo por onde passam. Todas as estatais nas mãos desses vagabundos e péssimos gestores são deficitárias. Mesmo a Petrobrás, com certeza seria bem maior se estivesse nas mãos da iniciativa privada. A Vale é o maior exemplo disto !!!

    1. Raimundo Rabelo Lucas
      Raimundo Rabelo Lucas

      Perfeito. Outro exemplo foi a privatização da telefonia.

  10. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Lesa pátria foi a eleição desse pulha.

  11. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esse safado sem vergonha que roubou a petrobras não é crime de lava pátria?

  12. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Crime de lesa-pátria, foi o que o governo do PT fez com a Petrobrás, loteando a empresa para os partidos políticos que apoiavam seu governo e quase quebraram a empresa.

  13. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    Vcs acham que eles vão privatizar alguma coisa ? Eles Querem é a chave do COFRE

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.