publicidade
Economia

Lindbergh Farias apresenta emenda para aumentar déficit em 2024

Rombo poderia ser de R$ 115 bilhões

PT déficit
O parlamentar diz que a meta de déficit zero 'levaria o governo Lula a iniciar o ano de 2024 com contingenciamento' | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou duas emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. O objetivo das propostas é alterar a meta de déficit primário zero para o próximo ano. As emendas estabelecem déficits de 0,75% e 1%.

+ Leia mais da Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

No texto que estabelece déficit de 1%, o artigo 2º propõe como meta um resultado primário que permitiria um déficit de mais de R$ 115 bilhões.

Nas palavras de Lindbergh, o “Orçamento precisa ser uma peça realista para que não haja problemas na execução das políticas públicas planejadas e na possibilidade de crescimento econômico”.

“O ideal é que ele [Orçamento] seja o mais próximo da realidade”, disse o parlamentar. “Não há razão alguma para manter uma previsão irreal de déficit zero.”

Leia também: “Déficit primário sobe para R$ 1,8 bilhões em setembro”

“Isso não significa, contudo, que haverá gastança ou descontrole das contas públicas”, argumentou o deputado, no documento. “Essa alteração é apenas para conter o que já está previsto de despesa no Orçamento proposto.”

Lindbergh diz que o aumento do déficit permitirá ao governo Lula ‘seguir com investimentos’

PT déficit
Petista diz que há uma ‘amarra muito forte na política monetária do Banco Central’ | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O parlamentar disse que a meta de déficit zero levaria o governo de Luiz Inácio Lula da Silva a iniciar o ano de 2024 com restrição de até R$ 53 bilhões. “Mesmo com a proposta de déficit de 0,5%, estima-se um contingenciamento de até R$ 40 bilhões”, afirmou o petista. “O governo já vai iniciar o próximo ano amarrado.”

Para Lindbergh, uma folga fiscal maior vai possibilitar ao governo seguir com programas sociais considerados importantes. O objetivo é investir mais fortemente no Minha Casa, Minha Vida e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Temos uma amarra muito forte na política monetária do Banco Central, com os juros mais elevados do mundo”, afirmou o deputado. “Sem capacidade de investimento, o governo começará o próximo ano tendo de contingenciar recursos, o que seria péssimo para o crescimento da nossa economia.”

Leia também: “Com meta de déficit zero, comissão aprova relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Foi o PT que definiu déficit ZERO.
    Estava mentindo ?
    Não tenho dúvidas disso. Nem eu e nem metade da torcida do Flamengo.

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    “Nao há razão alguma para manter uma previsão irreal de déficit zero.”. Uai, não foi o PT que definiu essa meta? O desgoverno quer seguir investindo (no bolso da populasção) como fez até agora?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade