publicidade
Economia

JPMorgan: 2024 vai ser o maior ano eleitoral da História

Eleições neste ano devem condicionar a economia dos países

Bancos | O JPMorgan é o maior banco do mundo | Foto: Reprodução/Instagram/jpmorgan
O JPMorgan é o maior banco do mundo | Foto: Reprodução/Instagram/jpmorgan

O banco norte-americano JPMorgan informou que o ano de 2024 será o maior ano eleitoral da história do mundo. Conforme a instituição, esse cenário ocorreria em virtude das votações eleitorais nos países mais populosos do mundo.

Segundo o banco, as votações podem ter implicações significativas para a economia e para o mercado de ações global.

Receba nossas atualizações

+ Mundo deve ganhar 1º trilionário em 10 anos

Além disso, os analistas do JPMorgan também afirmam que os resultados das eleições podem fazer com que quatro tendências sejam sentidas: polarização, populismo, deterioração democrática e fragmentação geoeconômica.

“Muitas eleições devem ser disputadas, com alguns países percebendo que os populistas não entregam o que prometem, e outros países ainda sob a influência dos populistas”, afirmaram os analistas, em nota. “Mas, no geral, acreditamos que essas quatro tendências não desaparecerão.”

De acordo com os especialistas, as eleições em 2024 devem prejudicar o crescimento global, o que afetará negativamente o mercado de ações e o valor das empresas.

Os analistas afirmaram que não se deve contar com um retorno aos “rendimentos reais nulos ou negativos, diante da elevação constante dos déficits e da dívida”.

O JPMorgan avalia que a corrida eleitoral norte-americana será a mais importante, com o atual presidente dos EUA, Joe Biden, provavelmente enfrentando o ex-presidente Donald Trump.

“Vemos as eleições norte-americanas como mais importantes e dignas de mais atenção do que qualquer outra”, informa a nota do banco.

Vitória de Trump poderia ter implicações macroeconômicas mais amplas, salienta o banco

Para eles, a vitória de Trump poderia ter implicações macroeconômicas mais amplas. Por exemplo, por meio de uma série de decretos que reverteriam políticas de Biden.

Muitos analistas projetam que, em caso de vitória, Trump poderia impor uma tarifa alfandegária universal de 10%. Essa tarifa pode provocar guerras comerciais em todos os setores e fazer o dólar subir de 4% a 6% no mercado forex, segundo o JPMorgan.

Além disso, os analistas também preevem que a incerteza das eleições nos EUA e em outros países levará a um aumento no índice VIX.

+ CEO do JPMorgan alerta sobre risco de altas de juros

O índice VIX é um indicador que mede a volatilidade esperada do mercado de ações dos EUA nos próximos 30 dias. 

Os estrategistas do banco também observam que a volatilidade do S&P 500 em anos eleitorais costuma ser dois pontos maior do que nos anos comuns.

Por fim, o banco afirma que os investidores que buscam se posicionar diante da incerteza eleitoral devem se preparar para prêmios de risco maiores e maior volatilidade do mercado.

+ Leia mais sobre Economia em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade