publicidade
Economia

ITA Transportes Aéreos, do Grupo Itapemirim, é notificada pelo Procon

Em resposta aos cancelamentos de voos desse fim de semana, empresa pode receber multa de R$ 11 milhões

itapemirim
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 20, o Procon-SP notificou a ITA Transportes Aéreos, do Grupo Itapemirim. Se a empresa for multada, a penalidade pode chegar a R$ 11 milhões. O aviso foi feito devido aos prejuízos causados pela suspensão de voos, que aconteceu na sexta-feira 17.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orientou a Itapemirim a prestar atendimento integral e imediato a todos os passageiros, e avisar cada passageiro sobre o cancelamento de voos.

Receba nossas atualizações

Apesar disso, milhares de pessoas ainda não conseguiram entrar em contato com a entidade para remarcar suas passagens com outras companhias áreas. O órgão de defesa do consumidor orienta os viajantes prejudicados a fazerem uma reclamação formal em seu site.

Relacionadas

A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo será procurada para julgar uma ação civil pública para indenização por dano moral coletivo, afirmou o presidente do Procon-SP, Fernando Cápez.

Cancelamentos de voos da ITA

Apesar de o aviso ter sido feito há três dias, os cancelamentos já estavam acontecendo antes dessa data. A suspensão das atividades era feita sem nenhum aviso antecipado aos passageiros, às autoridades e aos funcionários da instituição.

Até o dia 31 de dezembro, a companhia aérea tinha 513 voos programados, e as operadoras de turismo estimam que cerca de 8 mil passageiros serão prejudicados. E, no começo de janeiro, esse número pode chegar a 40 mil.

O serviço da ITA parou para que a empresa pudesse fazer ajustes operacionais, e a Agência Nacional de Aviação Civil já foi informada.

Relacionadas

 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Vander Morales
    Vander Morales

    Melhor do que aplicar uma multa que não será paga é oferecer solução imediata aos prejudicados.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.