publicidade
Economia

IBGE: em maio, comércio varejista avançou 13,9%

Em comparação ao mês de abril, o comércio varejista apresentou um crescimento 13,9% em maio já com ajuste sazonal. Em abril, o recuo foi de 16,3%

comércio varejista maio
Foto: Pietro Annicchiarico/ Pixabay

Resultado do comércio varejista em maio é o melhor da série histórica; alta acontece após dois meses de forte queda em razão da pandemia

comércio varejista maio
Foto: Pietro Annicchiarico/ Pixabay

Em comparação ao mês de abril, o comércio varejista apresentou um crescimento 13,9% em maio já com ajuste sazonal. Em abril, o recuo foi de 16,8%.

Receba nossas atualizações

Essa alta é a maior já apresentada na pesquisa que começou a ser realizado em janeiro de 2000. Na média trimestral, a queda foi de 2,6%. Já na série sem ajuste sazonal, na comparação com maio de 2019, o comércio varejista sofreu uma queda de 7,2%.

No acumulado de 2020, informa o IBGE, o varejo sofreu uma queda de 3,9%. Já nos últimos 12 meses até maio deste ano, o comércio varejista apresenta um resultado certamente estável em 0,0%.

O comércio varejista ampliado, que inclui motos, veículos, artes e peças e Material de construção, apresentou um volume de vendas 19,6% maior do que em abril. A média móvel apresentou um recuo de 5,9%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio varejista ampliado sofreu um recuo de 14,9%. No acumulado do ano, a queda acumulada é de 8,6%. Nos últimos 12 meses, esse número ficou em -1%.

A recuperação do comércio

Esse aumento expressivo do comércio varejista, indica uma recuperação do comércio varejista do Brasil após dois meses de queda por causa da pandemia e das medidas de isolamento social.

Apesar disso, no entanto, essa recuperação não foi o suficiente para melhorar os outros indicadores. Na comparação interanual, portanto, a queda passou de 17,1% em abril para -7,2% em maio.

O comércio continua em queda neste ano, de -3,1% em abril para -3,9% em maio. O ritmo de crescimento está diminuindo desde março de 2020, com valor nulo em maio. O comércio varejista ampliado teve eventualmente uma queda de 1%.

O crescimento de 13,9% no comércio varejista em maio, foi geral, com as oito atividades pesquisadas inegavelmente apresentando resultados positivos. Já em relação às Unidades da Federação, todas as 27 apresentaram igualmente resultados positivos.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.