publicidade
Economia

Gasolina mais cara se torna obrigatória em agosto

Mudança na formulação do combustível fará com que carros rendam mais, de acordo com Petrobras e ANP, ainda que doa no bolso do pagador de impostos.

preço da gasolina
Preço da gasolina segue tendência de alta depois da volta dos impostos federais

Mudança na formulação do combustível fará com que carros rendam mais, de acordo com Petrobras e ANP, ainda que doa no bolso do pagador de impostos

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) tornará obrigatória a venda de uma nova formulação de gasolina a partir de 3 de agosto.

Receba nossas atualizações

Com isso, espera-se que o rendimento dos veículos que circulam no país melhore.

O porém está no valor que será cobrado nas bombas dos postos, que deve aumentar, por causa da maior qualidade da nova gasolina.

A nova fórmula foi definida em janeiro e tem um número mínimo de massa e octanagem para poder ser vendida. Assim, em breve, o combustível brasileiro ficará mais parecido com o da Europa.

As mudanças já eram defendidas há muito tempo pelas montadoras, mas esbarravam em deficiências da Petrobras, que agora diz estar pronta para refinar como necessário.

A economia de gasolina deverá ser de 4% a 6% por quilômetro rodado, segundo a Petrobras, que também afirma que haverá melhora na dirigibilidade, tempo de resposta na partida a frio e aquecimento adequado do motor.

Já a ANP comemora o fato de que os motores serão menos poluentes, com menor consumo e mais eficientes.

E o mercado espera uma elevação nos preços, visto que se trata de uma gasolina mais “nobre”.

Para a Petrobras, no entanto, essa sobrevalorização será compensada pelos ganhos no rendimento veicular.

A companhia lembrou ainda que o preço é definido pela cotação no mercado internacional e tem outras variáveis, que podem influenciar o valor final.

O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do preço final do combustível — impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras completam o valor.

Desde maio, com a recuperação das cotações do petróleo, a empresa aumentou o preço da gasolina oito vezes, com alta acumulada de 60%.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Isso não afetará os carros flex? Visto que já estão “acostumados” com uma gasolina já misturada com etanol. O sistema de injeção poderá ser afetado? Gasolina pura costuma ressecar alguns componentes desses sistema de injeção eletrônica, penso eu que sou um leigo no assunto mas já ouvi falar de algo nesse sentido. Teremos que arcar com eventuais despesas extras? Ou não seria melhor vender o automóvel e optar por um Uber da vida?

  2. Ricardo
    Ricardo

    Rá, rá, rá… acredite, se quiser… com as notícias que vemos de alteração dos combustíveis pelos postos nas mãos do crime organizado, comprar combustível honesto a preços justos impossível acreditar.

  3. Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    O que urge em relação a nossa gasolina, e ACABAR com adição de etanol, hoje na casa de 27%, mas normalmente nunca menos que 30%, face a fraude por donos de postos, uma vez que maioria da frota de carros são Flex… E o maior assalto, ao consumidor é que pagamos o preço de gasolina no alcool, ou seja 1/3 do que consumimos em alcool, pagamos o preço de gasolina!

    1. Ricardo
      Ricardo

      Rá, rá, rá… acredite, se quiser… com as notícias que vemos de alteração dos combustíveis pelos postos nas mãos do crime organizado, comprar combustível honesto a preços justos impossível acreditar.

  4. Renan Cardoso
    Renan Cardoso

    O problema está na honestidade de se colocar à venda uma gasolina assim, será mesmo que é com o mínimo de mistura? Aqui é Brasil. Fiquemos de olho.

    1. Rocha
      Rocha

      E a partir da crise dos combustíveis, entre Arábias e Rússia, quanto baixou? Assim, até parece que a Petrobrás está nos ferrando

    2. Ronald Wigg
      Ronald Wigg

      Não entendo o porque aumentar o preço. Já temos a gasolina mais cara do mundo ainda que muito ruim. Ora o mínimo que se espera com o preço que temos hoje, é uma gasolina de qualidade que fará bem para todos inclusive quem não dirige, É obrigação.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.