publicidade
Economia

Ford e Renault firmam parceria para produzir carros elétricos na Europa

As montadoras pretendem enfrentar a concorrência chinesa e ampliar presença no mercado local

ford f-150 produção
Executivos disseram não haver intenção de fusão entre as duas montadoras | Foto: Divulgação/Renault

As montadoras Ford e a Renault anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver automóveis compactos e mais acessíveis da marca Ford, uma tentativa de fortalecer sua presença no mercado europeu de veículos elétricos. A parceria tem foco em enfrentar a crescente competição das fabricantes chinesas, conforme divulgado pela emissora CNN.

Segundo o CEO da Ford, Jim Farley, a ameaça dos concorrentes chineses, que oferecem preços inferiores, representa um desafio à sobrevivência das montadoras tradicionais na Europa. Farley afirmou a jornalistas em Paris, na última segunda-feira, 8, que “não há exemplo melhor do que aqui na Europa” para ilustrar essa disputa.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O acordo prevê que o primeiro de dois modelos elétricos, menores que qualquer outro planejado para os Estados Unidos, será produzido em uma fábrica da Renault no norte da França e deverá chegar ao mercado europeu em 2028. A parceria também inclui o desenvolvimento conjunto de vans das duas marcas voltadas para a Europa, ampliando a oferta de veículos comerciais leves.

A chinesa BYD é a maior montadora de carros elétricos do mundo | Foto: Reprodução/BYD

Farley destacou que, ao unir forças, as empresas podem estabelecer uma posição de destaque em veículos comerciais leves no continente. “Juntas, podemos criar uma potência em veículos comerciais leves na Europa, com a qual seria muito difícil para a China competir”, argumentou o executivo, ressaltando a presença das fabricantes chinesas mesmo em mercados emergentes.

Do lado francês, o CEO da Renault, François Provost, disse que “a China chegará em breve e é por isso que não quer esperar” para justificar a urgência da aliança. O acordo foi fechado depois de uma visita da equipe da Renault, em março, à sede da Ford em Detroit, nos EUA, famosa como o berço da indústria automobilística. Ambos os executivos disseram não haver intenção de fusão entre as duas montadoras.

Desafios e contexto do mercado europeu

Nos últimos anos, a participação da Ford no mercado europeu caiu de 6,1% em 2019 para 3,3% nos primeiros dez meses deste ano, reflexo da queda nas vendas e de uma série de reestruturações, como o fechamento da fábrica em Saarlouis, na Alemanha, e cortes de postos de trabalho.

ford bigstock - divulgação
Foto: Bigstock/Divulgação

A Ford enfrenta desafios adicionais, já que a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou de incentivar o setor de elétricos, o que obrigou a empresa a equilibrar investimentos em motores a combustão e tecnologias avançadas para veículos elétricos.

A colaboração com a Renault, que utilizará plataformas da montadora francesa aliadas aos projetos da Ford, deve ampliar a capacidade competitiva da empresa norte-americana contra rivais europeias, como a Volkswagen e marcas chinesas. Atualmente, a Ford já fabrica dois modelos elétricos na Europa sobre uma base da Volkswagen e também coopera com a montadora alemã na produção de vans.

Renault tem planos de lançamento no Brasil com fábrica chinesa

A Renault, menor fabricante de carros convencionais da Europa e sem presença nos mercados dos Estados Unidos e da China, vê na parceria uma oportunidade de ampliar sua escala de produção e reduzir custos. A empresa tem buscado outras alianças, inclusive com a chinesa Chery, para otimizar fábricas e baratear o desenvolvimento de elétricos.

No Brasil, a Renault planeja lançar dois veículos com plataformas da chinesa Geely em 2026. “Nossa ambição é mostrar que na Europa podemos produzir carros elétricos com a mesma competitividade que qualquer outro fabricante, inclusive os da China”, declarou Provost, da Renault, segundo a fonte da notícia.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.