publicidade
Economia

Estrangeiros tiram dinheiro da bolsa brasileira

Piora no cenário internacional e incerteza local afastaram investidores

Investimento estrangeiro na Bolsa de Valores cai 53,3% em 2023
Só em março, os estrangeiros sacaram R$ 3,5 bilhões da bolsa | Foto: Foto: Reprodução

A aversão ao risco global e os ruídos domésticos reverteram o fluxo de capital estrangeiro na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nos últimos meses.

Em 2022 e em janeiro deste ano, os investidores não residentes foram o principal motor da performance positiva da bolsa brasileira. Em fevereiro, contudo, o saldo do grupo ficou negativo pela primeira vez desde setembro, e, em março, o volume de saídas tem sido ainda mais intenso.

Receba nossas atualizações

Conforme os dados mais recentes divulgados pela bolsa brasileira, neste mês, até o dia 24, os estrangeiros sacaram R$ 3,5 bilhões no segmento secundário da bolsa. O resultado é mais que o dobro da retirada de fevereiro (R$ 1,7 bilhão).

Para efeito comparativo, em março do ano passado o fluxo de capital estrangeiro ficou positivo em R$ 21,3 bilhões, e o saldo no acumulado do primeiro trimestre de 2022 foi a entrada de R$ 65,3 bilhões. Já no acumulado deste ano, o saldo também é positivo, mas em volume muito menor, de R$ 7,3 bilhões, isso em razão do alto volume de aportes visto em janeiro.

Reflexo do cenário externo e interno

Os principais responsáveis pelo fluxo negativo são o cenário externo e a performance da B3. O índice norte-americano Nasdaq, formado principalmente por empresas do setor tecnológico, tem alta de quase 12% em 2023, enquanto o Ibovespa recua 8% no mesmo período.

Um movimento de aversão a risco global, que acontece desde o início do ano, em meio às altas de juros do Federal Reserve, Banco Central (BC) dos EUA, e de outras instituições financeiras, se intensificou nas últimas semanas, com a turbulência financeira internacional.

Aos fatores externos se somam, ainda, questões internas, que pioram o desempenho da bolsa brasileira ante outros índices de países emergentes. O nível elevado dos juros no Brasil; os atritos entre o governo e o BC; e a incerteza em torno do novo arcabouço fiscal compõem um ambiente adverso para a bolsa.

Relacionadas

0 comentários
  1. Christian
    Christian

    Para que começou o desgoverno dizendo que os meninos da Faria Lima só ganhavam com os juros ? Não, eles ganham com os negócios. Se os estrangeiros não confiam no desgoverno atual, os negócios desaparecem.

  2. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Aqueles que conseguem olhar além da neblina e enxergar a essência, sabem o enorme risco que correm qdo colocam seu dinheiro em um pais, cujo governo é uma obra prima de atraso e fracasso.
    Esse é o custo ou preço que pagamos por não prestar atenção nas consequências de termos eleito um governo Comunista em nosso pais.
    Ninguém acredita que um Charlatão semi-analfabeto e comunista, tem condições de trazer a prosperidade ao pais.
    As industrias já estão fechando as portas, Volks e GM já não acreditam que existe um futuro para seus produtos em um pais onde o governo taxa seus produtos na margem de 50%. É mais fácil e lucrativo fabricar seus veículos em outros paises e vendê-los ao Brasil.
    O regime petralha esta decimando nosso pais. O povo ainda vai sofrer muito até aprender como votar. Mas infelizmente até as eleições perderam a credibilidade, pois sabemos que os petralhas possuem o esquema de roubo das eleições. Da mesma forma como outros regimes comunistas despóticos roubam as eleições, perpetuando-se no poder.
    Portanto não é para ficar surpreso que os investidores internacionais estão evitando o Brasil.

  3. Otário Subjugado
    Otário Subjugado

    “O mercado é bolsonarista”, dirão indignados os gênios da economia nos programas doutrinários da globolixo.

  4. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Sabem QUEM vai PAGAR a CONTA da Carreta FURACÃO..do Trem da Alegria para empregar os Bandidos Cupanheiros???
    QUEM CONSUMIR BOCOS…
    NÃO QUEREM PAGAR A CONTA DE DESgoverno???
    NÃO CONSUMA NADA. Carro, Bike, liquidificador, celular ipods, capinhas, FastFood, restaurantes, Shows. VIAGENS, etc etc etc…Fiquem 1 anos SEM CONSUMIR essa bobagens..e nos derrubamos esses NARCOTRAFICANTES DO PODER.
    A BOLSA VAI DERRETER segunda feira… circuit break

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.